Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16417
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Lúcia | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-16T17:09:37Z | - |
dc.date.available | 2012-01-16T17:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2011-12 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/16417 | - |
dc.description.abstract | A motivação assume papel de destaque na explicação da variabilidade de resultados escolares dos alunos, surgindo o conceito de metas ou objectivos da aprendizagem como uma forma de operacionalizar a motivação académica. Este estudo considera os resultados de uma amostra de 2206 alunos dos Ensinos Básico e Secundário no Inventário de Metas Académicas (IMA; Miranda e Almeida, 2005) e as suas classificações nas disciplinas de português e matemática. Os resultados obtidos sugerem uma associação positiva entre o rendimento académico e as metas orientadas para objectivos concretos e as metas de aprendizagem, observando-se uma associação negativa com as metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar no Ensino Básico e com as metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto familiar no Ensino Secundário. A dimensão do IMA que explica uma maior percentagem de variância das classificações escolares dos alunos reporta-se às metas orientadas para objectivos concretos, ou seja, a entrada num curso superior e numa profissão desejada. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Motivação académica | por |
dc.subject | Metas académicas | por |
dc.subject | Rendimento académico | por |
dc.subject | Ensino básico e secundário | por |
dc.title | Motivação e rendimento académico: validação do inventário de metas académicas | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 272 | por |
oaire.citationEndPage | 286 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Psicologia, Educação e Cultura | por |
oaire.citationVolume | 15 | por |
sdum.journal | Psicologia, Educação e Cultura | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Motivação e rendimento académico.pdf | Artigo em Revista | 172,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |