Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16417

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Lúcia-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2012-01-16T17:09:37Z-
dc.date.available2012-01-16T17:09:37Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.issn0874-2391por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16417-
dc.description.abstractA motivação assume papel de destaque na explicação da variabilidade de resultados escolares dos alunos, surgindo o conceito de metas ou objectivos da aprendizagem como uma forma de operacionalizar a motivação académica. Este estudo considera os resultados de uma amostra de 2206 alunos dos Ensinos Básico e Secundário no Inventário de Metas Académicas (IMA; Miranda e Almeida, 2005) e as suas classificações nas disciplinas de português e matemática. Os resultados obtidos sugerem uma associação positiva entre o rendimento académico e as metas orientadas para objectivos concretos e as metas de aprendizagem, observando-se uma associação negativa com as metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar no Ensino Básico e com as metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto familiar no Ensino Secundário. A dimensão do IMA que explica uma maior percentagem de variância das classificações escolares dos alunos reporta-se às metas orientadas para objectivos concretos, ou seja, a entrada num curso superior e numa profissão desejada.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimentopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotivação académicapor
dc.subjectMetas académicaspor
dc.subjectRendimento académicopor
dc.subjectEnsino básico e secundáriopor
dc.titleMotivação e rendimento académico: validação do inventário de metas académicaspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage272por
oaire.citationEndPage286por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitlePsicologia, Educação e Culturapor
oaire.citationVolume15por
sdum.journalPsicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Motivação e rendimento académico.pdfArtigo em Revista172,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID