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https://hdl.handle.net/1822/16306
Título: | Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças de risco |
Autor(es): | Freitas, Eunice Simões, Maria Celeste Martins, Ana Paula Loução |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | A finalidade deste estudo foi a de verificar o impacto de um programa preventivo de competências sociais, com uma intervenção semanal de 90 minutos durante 12 semanas, através de práticas de expressão dramática e de expressão plástica. Este programa teve como vectores essenciais fomentar a comunicação, a utilização de comportamentos assertivos, a resolução de problemas e a capacidade de gestão de conflitos, com o intuito de diminuir comportamentos disruptivos e problemas emocionais que surgem associados a factores de risco. A investigação foi desenvolvida através de um estudo quase experimental, com dois grupos de duas turmas, pertencentes a uma escola do concelho de Vila Franca de Xira: um grupo experimental e um grupo de controlo. Cada um dos grupos incluía alunos duma turma do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos e alunos duma turma do 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. O grupo experimental e o grupo de controlo eram idênticos, nas seguintes dimensões: agressividade, disfuncionamento familiar, dificuldade em exprimir emoções/sentimentos e em lidar com o medo. O programa compreendia doze sessões e abordava competências para lidar com os sentimentos, competências para lidar com a agressividade e competências para lidar com o stress. Cada uma das sessões foi planificada tendo por base pesquisas científicas e contemplou um conjunto de actividades diversificadas e criativas, de modo a motivar os alunos para a sua participação. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados, que permitiram que se conhecessem as áreas fortes e as áreas fracas dos alunos. Para o procedimento de análise dos dados recolhidos foi utilizada a estatística inferencial e correlacional. A avaliação deste estudo foi realizada através de pré-teste/pós-teste no grupo experimental e no grupo de controlo, com vista a estabelecer relações entre variáveis, nomeadamente, na verificação de diferenças significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo através dos grupos, alunos, pais e professores. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16306 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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