Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16276
Título: | Dispositivos de avaliação de projectos em TIC : uma experiência em Portugal |
Autor(es): | Silva, Ana Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Avaliação Projecto Tecnologias da informação |
Data: | 2008 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) |
Revista: | Revista Diálogo Educacional |
Resumo(s): | Considerando a relevância e desenvolvimento de um número significativo de projectos e programas para a integração das TIC na escola, os autores apresentam um dispositivo de avaliação de projectos em TIC. Com efeito, um número significativo de países, nomeadamente na União Europeia, tem vindo a desenvolver programas para a integração das TIC no currículo e no quotidiano da escola. A metodologia apresentada foi concebida tendo por base a intervenção/reflexão dos autores enquanto membros da equipa de avaliação do Centro de Competência da Universidade do Minho (CCUM) do Programa Nónio Séc. XXI, em Portugal, bem como iniciativas junto de professores com responsabilidades de decisão no desenvolvimento dos projectos nas escolas. O texto apresenta uma metodologia que tem por base quatro eixos fundamentais da avaliação, integrando os diversos actores, os diversos momentos, os diversos objectos e os diversos instrumentos, focalizando-a na perspectiva da referencialização. Aplicando esta metodologia aos projectos em TIC nas escolas Nónio do CCUM, os autores sublinham que os procedimentos da avaliação devem ser o resultado de uma reflexão sobre a sua própria lógica inerente à ideia de projecto. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16276 |
ISSN: | 1518:3483 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dispositivos de avaliação de projectos em TIC uma experiência em Portugal.pdf | 280,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |