Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16272
Título: | Direitos humanos e educação para uma outra democracia |
Autor(es): | Estêvão, Carlos V. |
Palavras-chave: | Democracia Justiça Direitos humanos Cosmopoliticidade Educação Cosmopoliticity Democracy Education Human rights Justice |
Data: | Mar-2011 |
Editora: | Fundação CESGRANRIO |
Revista: | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação |
Resumo(s): | Neste artigo, irei situar a questão dos direitos e da justiça de numa outra forma de encarar a democracia, mais deliberativa e comunicativa. Nesse sentido, proporei a compreensão da "democracia como direitos humanos" explorando a especificidade e o alcance de dois dos seus vetores: a politicidade e a dialogicidade, num segundo momento, explicitarei as implicações desta concepção de democracia na educação, acentuando de um modo particular as exigências de uma educação democrática, aberta aos desafios da participação e da cosmopoliticidade, assim como os requisitos das diversas escalas de justiça. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16272 |
DOI: | 10.1590/S0104-40362011000100002 |
ISSN: | 0104-4036 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Direitos humanos e educaç.pdf | 11,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |