Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16239

TítuloAutonomia e participação das crianças na pedagogia Jenaplan: estudo dos dispositivos estruturantes da aprendizagem numa escola holandesa
Autor(es)Azevedo, Sissi da Silva
Ferreira, Fernando Ilídio
Palavras-chavePedagogia Jenaplan
Autonomia
Participação
Data2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)A comunicação proposta pretende apresentar algumas das perspectivas teóricas, estratégias e conclusões obtidas de uma investigação com orientação etnográfica, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Sociologia da Infância na Universidade do Minho. A investigação empírica decorreu durante seis meses numa escola primária com pedagogia Jenaplan, na Holanda. O tema do estudo era a participação das crianças na escola, através da investigação da influência do modelo pedagógico adoptado – a pedagogia Jenaplan, as relações entre professores e crianças e a organização dos espaços, materiais e dos tempos, na participação das crianças. Baseando-se no paradigma interpretativo de investigação, foram utilizadas metodologias qualitativas e metodologias visuais – o desenho e a fotografia - como meio de recolha de dados, em que estes últimos tiveram a participação das crianças, para captar de modo mais genuíno as suas percepções. Observaram-se nesta escola a presença de rotinas e de actividades básicas, decorrentes da pedagogia Jenaplan, e de instrumentos construídos pelos professores, que contribuem significativamente para a regulação autónoma das crianças, permitindo-lhes participar e gerir responsável e conscientemente as suas aprendizagens. A autonomia na gestão dos espaços para o trabalho e para o jogo, e na planificação dos projectos de aprendizagem, são alguns exemplos de autonomia evidenciadas nas crianças.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16239
ISBN978-989-8525-02-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
congresso pedag autonomia doc.pdf427,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID