Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16239
Título: | Autonomia e participação das crianças na pedagogia Jenaplan: estudo dos dispositivos estruturantes da aprendizagem numa escola holandesa |
Autor(es): | Azevedo, Sissi da Silva Ferreira, Fernando Ilídio |
Palavras-chave: | Pedagogia Jenaplan Autonomia Participação |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | A comunicação proposta pretende apresentar algumas das perspectivas teóricas, estratégias e conclusões obtidas de uma investigação com orientação etnográfica, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Sociologia da Infância na Universidade do Minho. A investigação empírica decorreu durante seis meses numa escola primária com pedagogia Jenaplan, na Holanda. O tema do estudo era a participação das crianças na escola, através da investigação da influência do modelo pedagógico adoptado – a pedagogia Jenaplan, as relações entre professores e crianças e a organização dos espaços, materiais e dos tempos, na participação das crianças. Baseando-se no paradigma interpretativo de investigação, foram utilizadas metodologias qualitativas e metodologias visuais – o desenho e a fotografia - como meio de recolha de dados, em que estes últimos tiveram a participação das crianças, para captar de modo mais genuíno as suas percepções. Observaram-se nesta escola a presença de rotinas e de actividades básicas, decorrentes da pedagogia Jenaplan, e de instrumentos construídos pelos professores, que contribuem significativamente para a regulação autónoma das crianças, permitindo-lhes participar e gerir responsável e conscientemente as suas aprendizagens. A autonomia na gestão dos espaços para o trabalho e para o jogo, e na planificação dos projectos de aprendizagem, são alguns exemplos de autonomia evidenciadas nas crianças. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16239 |
ISBN: | 978-989-8525-02-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
congresso pedag autonomia doc.pdf | 427,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |