Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15953

TítuloA Informação e a comunicação na escola: tecnologias, redes e fluxos
Autor(es)Mendes, Vanessa
Osório, António José
Palavras-chavePlano tecnológico da educação
Cloud computing
DataMai-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)Pretende-se com este projecto estudar aprofundadamente como se desenvolve a comunicação na escola, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretende-se caracterizar o sistema comunicacional educacional, com recurso às TIC, identificando os suportes e recursos utilizados durante o processo. Levando em atenção as possíveis implicações do Plano Tecnológico da Educação (PTE) no tecido educativo Português, parece pertinente não só a identificação de possíveis obstáculos que ocorram no referido sistema com a indicação de possíveis melhorias como, também, propor formas que possam facilitar o processo de comunicação educacional. Pretende-se, ainda, testar e estudar com pormenor a influência de tecnologias emergentes, designadamente aplicações cloud computing, na escola e na respectiva comunidade educativa que possam impulsionar novos rumos na utilização educativa das TIC.
It is intended to study in detail how this project develops communication at school, with special attention to the role that Information and Communication Technologies (ICTs) play (or could play) in the process. It is intended to characterize the communication system of education, using ICT, identifying the supports and resources used during the process. Taking into account the possible implications of the Portuguese Technological Plan for Education, it seems pertinent: i) to identify possible obstacles that occur in that system with an indication of possible improvements; and ii) to propose possible ways that can facilitate the educational communication process. The aim is also to test and study in detail the influence of emerging technologies and cloud computing applications, in school and in their educational community that could drive new directions in educational use of ICT.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15953
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Informacao_Comunicacao_Escola.pdfDocumento Principal252,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID