Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15743

TítuloPodcasts no ensino superior : um estudo em licenciaturas de gestão
Autor(es)Marques, Célio Gonçalo
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Palavras-chavePodcasts
Feedback
Aprendizagem
Ensino Superior
Data2011
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Edições Politema
Resumo(s)O podcast possibilita um acesso fácil e rápido a grandes quantidades de informação em formato de áudio e vídeo. Pelas enormes potencialidades que oferece, este tem vindo a ser utilizado nos mais variados contextos, começando a ter uma importância cada vez maior no domínio educacional. Nesta comunicação descrevemos um estudo realizado no 1.'semestre do ano lectivo 2008/2009, em quatro unidades curriculares de quatro licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Neste estudo pretendeu-se criar e disponibilizar podcasts para dar feedback a um trabalho prático dos alunos e simultaneamente auscultar a sua opinião acerca destes.Os resultados indicam que os alunos aceitaram bem esta tecnologia, considerando os podcasts criados de qualidade. A maioria dos alunos ouviu-os mais que uma vez para poder tomar nota de aspectos que escaparam na 1ª audição, tirar apontamentos e recapitulá-los. O computador foi o meio mais usado pelos alunos para ouvirem os podcasts. A maioria deles tirava notas enquanto ouvia os podcasts.
The podcast allows easy access to great amount of content in audio and video format. Due to its potential, it has been used in the varied contexts having started to gain relevance in educational domains. This paper describes a research carried out in the first semester of the academic year 200812009 in four modules of four undergraduate degrees offered by the trscola Superior de Gestão of the Instituto Politécnico de Tomar. In this research, podcasts were used to give feedback to students about their coursework. Their opinion about these podcasts was also collected. The results revealed good acceptance of this technology and students considered that the podcasts had good quality. Most students listened to them more than once to capture details and Íhey took some notes. Computers were the most used device to listen to the podcasts. Most of the students were taking notes when listening to the podcasts.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15743
ISBN978-972-8688-70-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TICAI2009PodcastsEnSuperior.pdf7,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID