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TítuloCrítica da educação indecisa : a propósito da pedagogia da autonomia de Paulo Freire
Outro(s) título(s)Critique of undecided education : the pedagogy of freedom by Paulo Freire
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveEducação democrática
Pedagogia da decisão
Participação para a autonomia
Democratic education
Pedagogy of decision
Participation for autonomy
DataDez-2011
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Revistae-curriculum
Resumo(s)O autor propõe neste artigo, como possível pista de leitura do último livro publicado em 1997 por Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia -, e também como possível eixo temático central ao pensamento do autor, a ideia de que a sua obra pode, globalmente, ser interpretada como uma crítica veemente à educação indecisa. Neste sentido, o livro Pedagogia da Autonomia bem poderia ter sido intitulado Pedagogia da Decisão, versando sobre os saberes necessários à prática da educação como deliberação individual e colectiva, por parte de educadores e também de educandos, em processo de construção da sua própria autonomia. Uma pedagogia da decisão exige, segundo Freire, a prática democrática da decisão, não apenas enquanto processo político de democratização dos poderes educativos e de exercício da autonomia democrática, mas também enquanto processo pedagógico: aprender democracia pela prática da participação na decisão. Ao contrário, a não participação no processo de tomada de decisões em educação, a passividade e acomodação, o medo da liberdade, são elementos típicos da alienação dos professores e dos alunos, contra a concepção de Freire de educação como prática da liberdade.
In this paper the author proposes as a possible key for the interpretation of the last book published by Paulo Freire in 1997 – Pedagogy of Freedom -, and also as a central theme of his thought, the idea that his work can be globally interpreted as a strong critique against an undecided education. Accordingly, the book Pedagogy of Freedom could have been titled as Pedagogy of Decision, discussing the necessary knowledge dimensions to the practice of education as an individual and collective process of deliberation by educators and learners, towards their own autonomy. The pedagogy of decision, according to Freire, demands a democratic practice of decision-making, not only as a political process of democratization of educational powers but also as a pedagogical process: learning democracy through the practice of participation in the decision-making. On the contrary, there are typical elements of alienation of teachers and pupils, against Freire´s conception of education as a practice of freedom: no participation in the decision-making process in education, passivity and accommodation and the fear of freedom.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15086
ISSN1809-3876
Versão da editorahttp://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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