Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14990
Título: | O raciocínio aditivo e multiplicativo em crianças do pré-escolar |
Autor(es): | Soutinho, Florbela Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Raciocínio aditivo e multiplicativo Crianças em idade do pré-escolar |
Data: | Set-2011 |
Editora: | Associação de Professores de Matemática (APM) |
Resumo(s): | Este artigo analisa como as crianças pequenas resolvem problemas de raciocino aditivo e multiplicativo. Conduziram-se entrevistas individuais a crianças do pré-escolar (4 aos 6 anos) durante a resolução dos problemas. Analisaram-se as suas resoluções, estratégias e argumentos. Os problemas de raciocínio aditivo apresentados às crianças foram de três tipos distintos: simples, inversos e comparativos. Os problemas de raciocínio multiplicativo foram simples, inversos e de representação em tabela. Os resultados sugerem que as crianças em idade do pré-escolar possuem já um conhecimento informal que lhes permite resolver com sucesso alguns dos problemas propostos. Os argumentos apresentados pelas crianças garantem que as suas resoluções acertadas dos problemas são acompanhadas por uma compreensão das estruturas dos problemas. Apresentam-se ainda algumas considerações sobre a investigação a realizar neste âmbito. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14990 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XXII SIEM Soutinho & Mamede.pdf | Documento principal | 161,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |