Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13681
Título: | A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas |
Outro(s) título(s): | Pre-school research in Portugal: official concepts, investigation and
practices La educación pre-escolar en el Portugal: concepciones oficiales, investigación e prácticas |
Autor(es): | Dionísio, Maria de Lourdes Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar-Portugal Educação pré-escolar-Portugal-Currículos Pre-school education-Portugal Pre-school education-Portugal-Curricula Educación Pre-escolar-Portugal Educación Pre-escolar-Portugal-Currículo |
Data: | 2006 |
Editora: | Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação |
Revista: | Perspectiva |
Resumo(s): | Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao
desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações
Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais
orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem
entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos,
num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num
segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá
forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes
que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação
inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações
Curriculares oficiais. This text presents and discusses the principal theoreticians in the field of verbal development and its approximation to written expression, subjacent to the Curricular Guidelines for pre-school education in Portugal. To the degree in which these guidelines are nothing more than declarations of intent, which do not clarify theoretical understandings or structure the action of educators, we focus at first on the concept of “linguistic ability” and secondly look at how, in kindergarten classes, these orientations take shape. Special attention is given to recent studies in Brazil, which in addition to producing knowledge, have supported the process of initial and continued teacher education, filling in - in local contexts - the void found in the official Curricular Guidelines. En el presente texto se presentan y se discuten los principios teóricos relativos al desarrollo verbal y la aproximación a la expresión escrita que subyacen en las Orientaciones Curriculares para la educación Pre-escolar en Portugal. En la medida en que esas orientaciones son solamente declaraciones de intención, ya que no se explicita la perspectiva teórica, ni se estructura la acción de los educadores, nos centramos, en un primer momento, en el concepto de “competencia lingüística”, para en un segundo momento, verificar como esas orientaciones se presentan en los Jardins de Infantes. Prestamos especial atención a las investigaciones nacionales recientes, que, más allá del conocimiento producido, han sustentado los procesos de formación inicial y continua, ocupando en los contextos locales el vacío de las Orientaciones Curriculares Oficiales |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13681 |
ISSN: | 0102-5473 2175-795X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação pré-escolar em Portugal.pdf | Documento principal | 641,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |