Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13670

TítuloTPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em Tecnologia Educativa
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveTPACK
Formação professores
Tecnologia Educativa
TIC
DataAgo-2011
EditoraUnimes Virtual
RevistaPaidéi@ : Revista Científica de Educação a Distância
Resumo(s)Com o Plano Tecnológico da Educação (PTE) houve um enorme investimento financeiro no apetrechamento de um número significativo de escolas portuguesas, podendo hoje afirmar-se que estamos perante uma quase massificação do acesso, por parte de professores e alunos, em ambiente escolar, a computadores, projectores multimédia, quadro interactivos e Internet de banda larga. No entanto importa perceber de que forma estas tecnologias, e outras que as possam complementar ou colmatar em termos de domínios de aprendizagem, estão a promover alterações nas práticas lectivas e nos tradicionais papéis do professor e do aluno. Uma análise da investigação recente leva-nos a perspectivar resultados contraditórios tanto a nível do sucesso como do insucesso da integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação. No entanto, as opiniões convergem no que toca a considerar que uma efectiva integração das TIC no currículo implica investimento em dois domínios – na atitude dos professores e numa adequada capacitação para o seu uso. Por outro lado, sempre que se perspectiva a formação de professores no domínio da Tecnologia Educativa invariavelmente somos confrontados com a ausência de um referencial teórico que fundamente as práticas formativas e ajude os formadores a inventariarem indicadores da eficácia do modelo formativo adoptado. No sentido de fundamentar um modelo de formação de professores capaz de promover uma efectiva utilização das TIC em contexto de sala de aula, vamos, nesta comunicação apresentar o TPACK(TechnologicalPedagogicalContentKnowledge) referencial teórico muito recente, pouco divulgado no nosso país e que, na nossa perspectiva vem revolucionar a compreensão que hoje temos da forma como se processa o desenvolvimento profissional de um professor competente em TIC na sua área curricular.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13670
ISSN1982-6109
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TPACKCCoutinho.pdf203,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID