Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13656
Título: | Uma intervenção de ensino em estatística no ensino profissional através de investigações estatísticas |
Autor(es): | Fernandes, José António Viseu, Floriano Fernandes, Maria do Carmo Faria, Mariana Silva Duarte, Patrícia |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Alguns estudos realizados em Portugal (e não só) têm mostrado que o ensino da Estatística nas escolas assume um carácter técnico e teórico (Fernandes, Carvalho & Ribeiro, 2007; Fernandes, Sousa & Ribeiro, 2004), não incluindo tarefas abertas, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação ou o trabalho de grupo, que constituem orientações actuais para o ensino da Estatística. No presente estudo relatamos uma experiência de ensino em Estatística, envolvendo uma turma do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, do 10º ano, e em que os alunos, trabalhando em pequenos grupos, desenvolveram investigações estatísticas sobre problemáticas seleccionadas com a ajuda da folha de cálculo. Em termos de resultados da intervenção de ensino, verificou-se que todos os alunos concluíram a unidade de Estatística e manifestaram uma opinião positiva sobre a intervenção realizada, valorizando quer a estratégia usada quer o uso da folha de cálculo. O interesse e a importância destes resultados é ainda maior se tivermos presente que estes alunos, em geral, têm um percurso escolar menos sucedido na escola. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13656 |
Versão da editora: | http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/Xcongreso/pdfs/t7/t7c254.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009a X CIG-PP.pdf | Documento principal | 408,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |