Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12597
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Judite Zamith | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-14T11:10:08Z | - |
dc.date.available | 2011-06-14T11:10:08Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 0872-816X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12597 | - |
dc.description.abstract | "Nascidas antes de 1950, seis de doze professoras escreveram sobre «os percursos que me foram decisivos», aliados a emoções, percepções, recordações, desejos, fantasias ou pensamentos, em Cursos de Formação em Histórias de Vida/Método biográfico. Abrindo-se a análise estrutural da linguagem em contexto às narrativas de formação, desconstruíram-se depois esquemas de representações e repetições do quotidiano de então, abalando certezas imaginárias como a autoridade do saber no mestre. A teoria e metodologia Grounded Theory adequa-se a essa investigação inicial por análise de diálogos de pares de exploradoras-excepção, o que implicou procedimentos explicados: criação de categorias centrais, outras categorias e sub-categorias relativas à mudança do viver/narrar e a contingências imponderáveis: educativas, familiares ou profissionais. As participantes aceitaram que a autora reconfigurasse os textos, em que identificou a categoria central "percursos decisivos-infância", ancorada em crenças familiares, pressupostos sociais e referentes psicológicos - a pessoa exemplar, o «movimento» político ou religioso... Outra categoria central foi entretanto concebida - "formação impactante", associada a categorias evidenciadas para os primeiros episódios analisados, como "hetero(formação)", o que marca o choque no confronto com grupos de pertença, fora da escola, em momentos críticos singulares (o que Luís soubera em França sobre Portugal, o Neolismo, o trabalho em «ONinho-Lisboa», a relação familiar...) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Grounded Analysis | por |
dc.subject | Formação em Histórias de Vida | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.title | Investigação por grounded analysis de percursos de formação e docência de idosas | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationEndPage | 97 | por |
oaire.citationVolume | 2 | por |
sdum.journal | Sonhar: Comunicar, Repensar a Diferença | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sonhar.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |