Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11907

TítuloNas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
Autor(es)Rosário, Pedro
Trigo, João
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Oliveira, Edméia
Palavras-chaveEstudo
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Study
Self-regulated learning
Learning strategies
Data2004
RevistaEducação em Debate
Citação"Educação em Debate." ISSN 0102-1117. 26:1 (2004) 74-82.
Resumo(s)No âmbito da reorganização curricular portuguesa e das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico Português, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor desta comunicação. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regulação da aprendizagem sugerindo e discutindo uma abordagem sociocognitiva como racional orientador do discurso. Apresentamos e analisamos o modelo das fases cíclicas do processo auto-regulatório, a natureza das estratégias de aprendizagem e algumas implicações do estudo deste constructo para a prática educativa. O carácter inovador desta proposta está ancorado na utilização da narrativa como um meio para transmitir e discutir abordagens ao estudo a partir de um modelo próximo dos alunos. Pensamos que as aventuras e (des)venturas do Testas, um aluno como os demais, lhes permitirão uma fácil identificação com os problemas e propostas de resolução discutidos, bem como a transferência das competências aprendidas e discutidas na sala de aula. Para outros domínios escolares e para a própria vida.
In the area of the new curricula of elementary education, we introduced a project of innovation and research as developed at the Colegio de Nossa Senhora do Rosário and coordinated by the first author of this paper. Self-regulated learning is the framework of this project: “As (Des)venturas do Testas". Anchored in socio-cognitive and rational approach, we present and analyze the model of the cyclical phases of the self- regulation process, the nature of the learning strategies and some implications for educational practice. The innovative character of this proposal is related to the use of the narrative as a way to transmit and discuss approaches to study modelled on a closed model. We thought that the adventures and "(des)venturas do Testas", and a student like him would allow an easy identification with the problems and resolution proposals discussed, as well as the transfer of the learned and discussed competences in the classroom, for other school domains and their own life.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11907
ISSN0102-1117
e-ISSN2526-0847
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2004_nas_encruzilhadas_aprender.pdf4,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID