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https://hdl.handle.net/1822/11896
Título: | Diferenças processuais na aprendizagem : avaliação alternativa das estratégias de auto–regulação da aprendizagem |
Autor(es): | Rosário, Pedro |
Palavras-chave: | Aprendizagem auto-regulada Estratégias de aprendizagem Rendimento |
Data: | Mar-2001 |
Revista: | Psicologia, Educação e Cultura |
Citação: | "Psicologia, Educação e Cultura". 5:1 (Maio 2001) 87-102. |
Resumo(s): | Este artigo reflecte uma investigação sobre as estratégias de estudo de 558 alunos do 10 e 12º ano dos quatro agrupamentos do ensino secundário. As estratégias de auto-regulação da aprendizagem foram avaliadas segundo uma metodologia qualitativa com base nos estudos de Barry Zimmerman e colegas (1986, 1988, 1996) que identifica as 14 estratégias de auto-regulação da aprendizagem mais comuns na abordagem dos alunos às tarefas de aprendizagem. Esta investigação visa identificar as estratégias de auto-regulação da aprendizagem que os alunos do Secundário utilizam quando enfrentam as suas tarefas académicas. São analisadas neste artigo as relações entre as estratégias utilizadas pelos alunos, o ano escolar, as suas classificações escolares, e discutidas as implicações destes dados para a prática docente, a fim de contribuir para a compreensão do processo de aprendizagem dos alunos do Secundário e promover aprendizagens mais significativas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11896 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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