Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11896

TítuloDiferenças processuais na aprendizagem : avaliação alternativa das estratégias de auto–regulação da aprendizagem
Autor(es)Rosário, Pedro
Palavras-chaveAprendizagem auto-regulada
Estratégias de aprendizagem
Rendimento
DataMar-2001
RevistaPsicologia, Educação e Cultura
Citação"Psicologia, Educação e Cultura". 5:1 (Maio 2001) 87-102.
Resumo(s)Este artigo reflecte uma investigação sobre as estratégias de estudo de 558 alunos do 10 e 12º ano dos quatro agrupamentos do ensino secundário. As estratégias de auto-regulação da aprendizagem foram avaliadas segundo uma metodologia qualitativa com base nos estudos de Barry Zimmerman e colegas (1986, 1988, 1996) que identifica as 14 estratégias de auto-regulação da aprendizagem mais comuns na abordagem dos alunos às tarefas de aprendizagem. Esta investigação visa identificar as estratégias de auto-regulação da aprendizagem que os alunos do Secundário utilizam quando enfrentam as suas tarefas académicas. São analisadas neste artigo as relações entre as estratégias utilizadas pelos alunos, o ano escolar, as suas classificações escolares, e discutidas as implicações destes dados para a prática docente, a fim de contribuir para a compreensão do processo de aprendizagem dos alunos do Secundário e promover aprendizagens mais significativas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11896
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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