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TítuloTrabalho de casa, auto–eficácia e rendimento em Matemática
Autor(es)Rosário, Pedro
Baldaque, Margarida
Mourão, Rosa
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Valle, Antonio
Joly, Cristina
Palavras-chaveTrabalho de casa (TPC)
Rendimento académico
Auto-regulação da aprendizagem
Matemática
Homework
Academic achievement
Self regulated learning
Mathematics
Data2008
EditoraAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
RevistaPsicologia Escolar e Educacional
Citação"Psicologia Escolar e Educacional." ISSN 1413-8557. 12:1 (2008) 23-35.
Resumo(s)O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso académico.
Homework is a well known teaching strategy in schools all over the world. Considered as a very complex process, homework is said to be affected by numerous factors, being these cognitive, motivational, social or even contextual. Several studies have privileged time spent on homework has main variable, however homework research findings and new approach perspectives suggest the need to study other important and impacting variables. The goal of the present study is analyzing Math perceived self-efficacy and three other dimensions rarely approached in homework literature (e.g. number of Math homework assignments, completion rate and perceived correction of homework assigned) as predictors of middle school students’ (aged 10-11) Math achievement. Data suggest that Math achievement is positive and significantly explained by the chosen variables. Findings stress the importance of rethinking homework as a renewed instructional tool designed to achieve success.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11872
ISSN1413-8557
Versão da editorahttp://www.abrapee.psc.br/revistaspsico.htm
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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