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https://hdl.handle.net/1822/11872
Título: | Trabalho de casa, auto–eficácia e rendimento em Matemática |
Autor(es): | Rosário, Pedro Baldaque, Margarida Mourão, Rosa Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Valle, Antonio Joly, Cristina |
Palavras-chave: | Trabalho de casa (TPC) Rendimento académico Auto-regulação da aprendizagem Matemática Homework Academic achievement Self regulated learning Mathematics |
Data: | 2008 |
Editora: | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
Revista: | Psicologia Escolar e Educacional |
Citação: | "Psicologia Escolar e Educacional." ISSN 1413-8557. 12:1 (2008) 23-35. |
Resumo(s): | O Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado
por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das
tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras
variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na
literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos
portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e
significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso
académico. Homework is a well known teaching strategy in schools all over the world. Considered as a very complex process, homework is said to be affected by numerous factors, being these cognitive, motivational, social or even contextual. Several studies have privileged time spent on homework has main variable, however homework research findings and new approach perspectives suggest the need to study other important and impacting variables. The goal of the present study is analyzing Math perceived self-efficacy and three other dimensions rarely approached in homework literature (e.g. number of Math homework assignments, completion rate and perceived correction of homework assigned) as predictors of middle school students’ (aged 10-11) Math achievement. Data suggest that Math achievement is positive and significantly explained by the chosen variables. Findings stress the importance of rethinking homework as a renewed instructional tool designed to achieve success. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11872 |
ISSN: | 1413-8557 |
Versão da editora: | http://www.abrapee.psc.br/revistaspsico.htm |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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