Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11872

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorBaldaque, Margarida-
dc.contributor.authorMourão, Rosa-
dc.contributor.authorNúñez Perez, José Carlos-
dc.contributor.authorGonzález-Pienda, Júlio A.-
dc.contributor.authorValle, Antonio-
dc.contributor.authorJoly, Cristina-
dc.date.accessioned2011-03-15T11:45:59Z-
dc.date.available2011-03-15T11:45:59Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citation"Psicologia Escolar e Educacional." ISSN 1413-8557. 12:1 (2008) 23-35.por
dc.identifier.issn1413-8557por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11872-
dc.description.abstractO Trabalho de Casa (TPC) é uma estratégia instrutiva amplamente utilizada na Escola de muitos países. O TPC é um processo complexo que é afectado por múltiplos factores de ordem cognitiva, motivacional, social e contextual. A investigação tem-se centrado no tempo despendido na realização das tarefas de TPC, no entanto os resultados de vários estudos e as críticas metodológicas sugerem a necessidade de direccionar a pesquisa para outras variáveis. O objectivo deste estudo é a análise do poder preditivo da auto-eficácia percebida na Matemática e de três dimensões menos exploradas na literatura do TPC (e.g., número de TPC prescritos, taxa de completamento, e correcção percebida do TPC) sobre o rendimento a matemática, em alunos portugueses do 5.º e 6.º ano de escolaridade (10 e 11 anos). Os resultados sugerem que o rendimento a matemática se encontra explicado, positiva e significativamente, pelas variáveis escolhidas. As conclusões sugerem a urgência de repensar o TPC como ferramenta educativa promotora do sucesso académico.por
dc.description.abstractHomework is a well known teaching strategy in schools all over the world. Considered as a very complex process, homework is said to be affected by numerous factors, being these cognitive, motivational, social or even contextual. Several studies have privileged time spent on homework has main variable, however homework research findings and new approach perspectives suggest the need to study other important and impacting variables. The goal of the present study is analyzing Math perceived self-efficacy and three other dimensions rarely approached in homework literature (e.g. number of Math homework assignments, completion rate and perceived correction of homework assigned) as predictors of middle school students’ (aged 10-11) Math achievement. Data suggest that Math achievement is positive and significantly explained by the chosen variables. Findings stress the importance of rethinking homework as a renewed instructional tool designed to achieve success.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrabalho de casa (TPC)por
dc.subjectRendimento académicopor
dc.subjectAuto-regulação da aprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectHomeworkpor
dc.subjectAcademic achievementpor
dc.subjectSelf regulated learningpor
dc.subjectMathematicspor
dc.titleTrabalho de casa, auto–eficácia e rendimento em Matemáticapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.abrapee.psc.br/revistaspsico.htmpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage23por
oaire.citationEndPage35por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitlePsicologia Escolar e Educacionalpor
oaire.citationVolume12por
sdum.journalPsicologia Escolar e Educacionalpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008_tpc_auto-eficacia_abrapee.pdf94,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID