Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11540
Título: | O aluno sobredotado na escola portuguesa: que apoios educativos? |
Autor(es): | Miranda, Lúcia Almeida, Leandro S. Almeida, António |
Palavras-chave: | Sobredotados Sistema educativo português Apoios educativos |
Data: | 2010 |
Citação: | ""Sonhar." ISSN 0872-816X. 5:1 (Jan./Jun.2010) 67-81 |
Resumo(s): | O Sistema Educativo Português, tal como os sistemas de educação implementados nos países europeus, funciona com base no princípio democrático da igualdade de oportunidades. Deste modo deverá proporcionar a todos os mesmos direitos de acesso a um ensino de qualidade para que nele desenvolvam as suas competências, independentemente da sua situação financeira, familiar, das características físicas, intelectuais, raça ou religião (Guggenheim, 2003). A educação é um direito de todos, e para se atingir este objectivo tem de ser diferenciada. Uma escola e uma sociedade que assumam a diversidade enriquecem-se com a diferença e tornam-se mais justas ao responderem às necessidades efectivas de cada sujeito. Tendo o Governo Português subscrito a recomendação nº 1248 de Conselho da Europa e a Declaração de Salamanca ambas com data de 1994, como é que o nosso sistema educativo tem contemplado as suas necessidades específicas em termos de enquadramento legal? Será o quadro legal existente suficiente para dar resposta às necessidades destes alunos? Com este trabalho pretendemos reflectir sobre o enquadramento legislativo das medidas educativas e apoios existentes no sistema escolar português dirigidos para este tipo de alunos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11540 |
ISSN: | 0872-816X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sonhar _Comunicar, Repensar a Diferença.pdf | Documento principal | 9,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |