Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11219
Título: | O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Ribeiro, Iolanda da Silva Fernandes, Ilda Ferreira, Albertina Leitão, Catarina Gomes, Susana Mendonça, Soraia Pereira, Lúcia |
Data: | 2010 |
Editora: | Edições Almedina, S.A. |
Citação: | VIANA, Fernanda Leopoldina [et al.] – “O ensino da compreensão leitora : da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4362-3. |
Resumo(s): | “…este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.” (do prefácio). Nesta obra, destinada a professores e disponibilizada apenas em formato electrónico, apresenta-se um programa de promoção da compreensão leitora destinado ao 3.º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico e que tem como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e da metacompreensão. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais podem ser utilizados nos quadros interactivos. O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina. |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11219 |
ISBN: | 978-972-40-4362-3 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Publicações Pedagógicas DCEC - Publicações Pedagógicas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da compreensao leitora_da teoria a pratica pedagogica_um programa de intervencao para o 1.º Ciclo do Ensino Basico.pdf | O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | 16,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Anexo 1 - Bases de dados 4 ano.zip | Bases de dados 4.º Ano | 7,64 MB | Unknown | Ver/Abrir |