Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11219

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda da Silva-
dc.contributor.authorFernandes, Ilda-
dc.contributor.authorFerreira, Albertina-
dc.contributor.authorLeitão, Catarina-
dc.contributor.authorGomes, Susana-
dc.contributor.authorMendonça, Soraia-
dc.contributor.authorPereira, Lúcia-
dc.date.accessioned2010-12-10T14:48:42Z-
dc.date.available2010-12-10T14:48:42Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVIANA, Fernanda Leopoldina [et al.] – “O ensino da compreensão leitora : da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4362-3.por
dc.identifier.isbn978-972-40-4362-3-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11219-
dc.description.abstract“…este livro ensina professores a ensinar seus alunos a compreender textos. Ao aprender a compreender, os alunos, por sua vez, serão capazes de compreender para aprender, no sentido de entenderem os conteúdos das mais diversas áreas do conhecimento; pois, como dito pelas autoras: aprender a compreender torna mais fácil o saber.” (do prefácio). Nesta obra, destinada a professores e disponibilizada apenas em formato electrónico, apresenta-se um programa de promoção da compreensão leitora destinado ao 3.º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico e que tem como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e da metacompreensão. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais podem ser utilizados nos quadros interactivos. O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina.por
dc.description.sponsorshipDidaxis - Cooperativa de Ensinopor
dc.description.sponsorshipCâmara Municipal de Vila Nova de Famalicãopor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipCentro de Estudos da Criançapor
dc.description.sponsorshipMIEW - Creative Agencypor
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Almedina, S.A.por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleO ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typebookpor
Aparece nas coleções:CIEC - Publicações Pedagógicas
DCEC - Publicações Pedagógicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O ensino da compreensao leitora_da teoria a pratica pedagogica_um programa de intervencao para o 1.º Ciclo do Ensino Basico.pdfO ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico16,05 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo 1 - Bases de dados 4 ano.zipBases de dados 4.º Ano7,64 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID