Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10137

TítuloLivros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental : construindo relações entre professores e gêneros discursivos
Autor(es)Fischer, Adriana
Palavras-chaveLivros didáticos
Língua portuguesa
Linguística
Gênero
Textbooks
Linguistics
Portuguese-language-Genre
Libros didácticos
Lingüística
Lengua Portuguesa-Género
DataDez-2006
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação
Citação"Perspectiva." ISSN 0102-5473. 24:2 (Jul./Dez. 2006) 533-567.
Resumo(s)O objetivo deste trabalho é o de investigar como e a partir de quais conhecimentos teórico-práticos alunos/professores de um curso de Especialização analisam livros didáticos do Ensino Fundamental quanto à utilização de gêneros discursivos como instrumentos de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. O instrumento de coleta foi o trabalho final de uma disciplina, ocorrida em julho de 2004, o qual traz as análises de livros didáticos realizadas por eles. Os resultados revelam que os alunos/ professores utilizaram, nas análises, alguns aspectos da natureza e constituição dos gêneros. Prevaleceu o enfoque à temática dos textos e às propriedades formais.
The purpose of this study is to investigate how – and on what theoretical-practical knowledge base – student teachers in a Specialization Course analyze Elementary School textbooks in terms of their utilization of discoursive genres as instruments of teaching-learning of the Portuguese Language. The data collection was conducted as the final class project in July 2004. It included the analysis of the textbooks. The study found that the student teachers use in their analyses some aspects of the nature and constitution of genres. The focus remained on the theme of the texts and their formal properties
El objetivo del presente texto es el de investigar como y a partir de que conocimientos teórico-prácticos, los estudiantes y los profesores de un curso de Especialización analizaron los libros didácticos del nivel primario, en especial, la utilización de los géneros discursivos como recurso de la enseñanza y del aprendizaje de la Lengua Portuguesa. Las informaciones colectadas fue un trabajo final de una disciplina realizada en julio de 2004, que mostró el análisis de los libros didácticos realizados por los estudiantes y profesores. Los resultados rebelan que ellos utilizaron, en los análisis, algunos aspectos de la naturaleza y de la constitución de los géneros. También, prevaleció el enfoque en relación a la temática de los textos y las propiedades formales
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10137
ISSN0102-5473
2175-795X
Versão da editorahttp://www.perspectiva.ufsc.br/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rev Perspectiva 2006 artigo.pdf259,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID