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https://hdl.handle.net/1822/9943
Título: | O desenvolvimento da teoria da mente em psicoterapeutas : um estudo empírico |
Autor(es): | Lopes, Rodrigo da Cunha Teixeira |
Orientador(es): | Fernandes, Eugénia M. |
Palavras-chave: | Empatia Teoria da Mente Cognição Social Psicoterapeuta Desenvolvimento profissional Empathy Theory of Mind Social cognition Psychotherapist Professional development |
Data: | 29-Mai-2009 |
Resumo(s): | Já é bastante reconhecida a importância das características pessoais do
psicoterapeuta no processo e resultado da psicoterapia. Por essa razão, justificam-se os
estudos voltados para o conhecimento de quem é a pessoa do psicoterapeuta. É também
reconhecida a importância que a empatia do psicoterapeuta tem para o processo
terapêutico.
Notamos estudos que apontam para uma alta associação entre a forma como o
cliente percebe seu terapeuta em termos de empatia e calor e com a aliança terapêutica e
os resultados da psicoterapia. Ao mesmo tempo, poucos estudos avaliam de facto o
desenvolvimento dessa competência terapêutica. Em menor número ainda estão os
estudos que tentam avaliar de um ponto de vista objectivo e que tentam correlacionar a
competência empática com o treino e o nível de experiência como psicoterapeuta.
Essa dissertação de mestrado apresenta um estudo cujo objectivo foi avaliar até
que ponto um componente cognitivo da empatia (a Teoria da Mente de primeira ordem)
se desenvolve ao longo da carreira profissional do psicoterapeuta e se há alguma relação
com o treino e a prática da profissão.
Para isso, 133 psicoterapeutas brasileiros em diferentes estágios em suas
carreiras (desde estagiários em psicologia clínica até psicoterapeutas novatos e seniores)
e dois grupos controles (estudantes e profissionais de ciências exactas) responderam a
uma tarefa de Teoria da Mente, o Teste de Leittura dos Olhos. Para caracterizar a
amostra de psicoterapeutas foram utilizadas partes do Questionário Comum de
Desenvolvimento dos Psicoterapeutas.
Não foi encontrada nenhuma associação significativa entre o treino e a prática da
psicoterapia com a competência em inferir estados mentais em outras pessoas a partir da
expressão dos olhos.
Essa dissertação apresenta e discute os resultados encontrados e as implicações
desse estudo. Para situar nosso estudo na investigação empírica actual, descrevemos o
estado da arte da investigação relacionada com as características do psicoterapeuta,
especialmente aquelas que são afectadas pela prática da psicoterapia. Também
apresentamos algumas visões sobre o desenvolvimento dos psicoterapeutas e alguns
estudos sobre o treino e desenvolvimento da empatia e Teoria da Mente nessa
população. It is well recognized the importance of psychotherapist characteristics on the psychological treatment. We see studies pointing out that the way patients perceive their therapists in terms of more or less empathic is crucial to the therapeutic alliance and the success of therapy. In the same time, only few studies actually evaluate this ability in therapists in objective terms, or correlate the development of this ability with the practice or training of psychotherapy. This dissertation presents a study in which the aim was to evaluate in what extend a cognitive component of empathy (Theory of Mind) develops along the professional carrier of psychotherapists and its relationship with professional training and practice. Brazilian therapists in different stages in their carrier (undergraduate students in professional training in clinical psychology, young and experienced psychotherapists) and two control groups (students and professionals in mathmatics sciences) have answered the Portuguese version of the "Reading the Mind in the Eyes Test". To characterize our sample of therapists we have used parts of the Development of Psychotherapists Common Core Questionnaire. We didn’t find any significant association between practice of therapy and the ability of evaluate emotional states in other people through the expression of the eyes. This master dissertation presents and discusses the results and implications of the study. To situate this empirical research within the literature, we describe the current state of art of psychotherapy research, with special emphasis in the research concerning therapists characteristics, particularly those that are enhanced or developed with the practice of psychotherapy. We also present some views about the development of psychotherapists and studies related to the development and training of empathy and theory of mind in this population. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9943 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |