Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9931

TítuloA educação superior no projecto Camoesas
Autor(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Palavras-chaveProjecto de reforma
Ensino Superior
João Camoesas
1923
Portugal
Data2009
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoSILVA, B. [et al.], org. - “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 4973-4979.
Resumo(s)Projecto Camoesas é uma das designações atribuídas à Proposta de lei sobre a reorganização da educação nacional, da autoria de João José da Conceição Camoesas, na altura Ministro da Instrução Pública, apresentada à Câmara dos Deputados portuguesa em 1923. Devido à queda do governo que a apadrinhava, tal proposta de lei acabou por não singrar, mas, não obstante, ficou na História, devido, entre outros, ao facto de ter sido a primeira tentativa de sistematização de uma lei de bases da educação portuguesa. O ensino superior, no âmbito do qual merece ser destacada a vontade de se criarem faculdades de Ciências da Educação nas três universidades portuguesas então existentes (Coimbra, Lisboa e Porto), teve, neste projecto de lei, atenção própria, mormente quanto à sua estrutura, aos seus professores, à sua distribuição territorial e ao seu financiamento, entre outros aspectos. Assim, nesta comunicação, começando por ter em conta a parte do preâmbulo que fundamenta as medidas propostas para este nível de ensino, continua-se com a análise daquelas que, de entre as vinte e quatro bases fixadas, parcial ou totalmente, directa ou indirectamente, se referem ao ensino superior.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9931
ISBN978-972-8746-71-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cópia do texto publicado nas actas.pdfDocumento principal237,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID