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https://hdl.handle.net/1822/9931
Título: | A educação superior no projecto Camoesas |
Autor(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Projecto de reforma Ensino Superior João Camoesas 1923 Portugal |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho |
Citação: | SILVA, B. [et al.], org. - “Actas do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 4973-4979. |
Resumo(s): | Projecto Camoesas é uma das designações atribuídas à Proposta de lei sobre a reorganização da educação nacional, da autoria de João José da Conceição Camoesas, na altura Ministro da Instrução Pública, apresentada à Câmara dos Deputados portuguesa em 1923. Devido à queda do governo que a apadrinhava, tal proposta de lei acabou por não singrar, mas, não obstante, ficou na História, devido, entre outros, ao facto de ter sido a primeira tentativa de sistematização de uma lei de bases da educação portuguesa. O ensino superior, no âmbito do qual merece ser destacada a vontade de se criarem faculdades de Ciências da Educação nas três universidades portuguesas então existentes (Coimbra, Lisboa e Porto), teve, neste projecto de lei, atenção própria, mormente quanto à sua estrutura, aos seus professores, à sua distribuição territorial e ao seu financiamento, entre outros aspectos. Assim, nesta comunicação, começando por ter em conta a parte do preâmbulo que fundamenta as medidas propostas para este nível de ensino, continua-se com a análise daquelas que, de entre as vinte e quatro bases fixadas, parcial ou totalmente, directa ou indirectamente, se referem ao ensino superior. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9931 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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