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TítuloArgumentação e emoção no discurso sobre o ambiente na imprensa portuguesa
Autor(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveArgumentação
Emoção
Ambiente
Media
Ecolinguística
Imprensa
Argumentation
Émotion
Environnement
Medias
Écolinguistique
Presse
Data2008
EditoraUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
CitaçãoEMEDIATO, W ; MACHADO, I. L. ; MELLO, R., orgs. - “Emoções, Ethos e Argumentação : anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, Belo Horizonte, Brazil, 2008” [CD-ROM]. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
Resumo(s)Um aspecto relevante da construção dos textos sobre o ambiente na imprensa portuguesa contemporânea reside na presença e no funcionamento da interdiscursividade que se verifica entre os discursos científico e ambiental.. O jornal funciona como suporte e promotor do discurso de divulgação da Ciência, dando acesso ao público leigo a este universo de saberes. A explicação mediática assim construída parece assumir como objectivo pragmático dominante o de tornar os leitores mais competentes (fazer-saber). Contudo, a análise de múltiplos exemplos permite identificar os objectivos de fazer-crer e fazer-aderir, com um relevo que ultrapassa a simples competencialização da opinião pública. Estes objectivos são (potencialmente) alcançados não só pela crua exposição e explicação dos factos científicos, mas decorrem do cruzamento entre a voz fria e autorizada da Ciência e perturbadores argumentos de índole passional. A palavra surge, portanto, como força mobilizadora, tanto mais eficaz quanto as expectativas (e a ilusão) são de representação e informação tendencialmente neutras.
Un aspect important de la construction des textes sur l’environnement dans la presse portugaise contemporaine est celui de la présence et du fonctionnement de l’interdiscursivité, identifiable entre le discours scientifique et le discours environnemental. Le journal se présente comme support et promoteur du discours de divulgation de la Science, en donnant accès au public laïque à cet univers de savoirs. L'explication médiatique ainsi construite semble adopter comme objectif pragmatique dominant celui de rendre les lecteurs plus compétents (faire-savoir). Néanmoins, l'analyse de multiples exemples permet d’identifier les objectifs de faire-croire et faire-adhérer, avec un importance qui dépasse la simple compétentialization de l'opinion publique. Ces objectifs sont atteints (potentiellement) non seulement par la simple exposition et explication des faits scientifiques, ils sont le produit du croisement entre la voix froide et autorisée de la Science et des perturbateurs arguments d’origine passionnelle. La parole apparaît, donc, comme force mobilisatrice, d'autant plus efficace que les expectatives (et l'illusion) sont celles d’une représentation et d'une information tendanciellement neutres.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9926
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Comunicações

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