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TitlePrevenção do álcool, tabaco e outras drogas em manuais escolares de 16 países: influência da diversidade sociocultural
Other titlesAlcohol, tobacco and other drugs in school textbooks of 16 countries: influence of the sócio-cultural diversity
Author(s)Carvalho, Graça Simões de
Dantas, Catarina
Gonçalves, Artur
KeywordsMulticulturalismo
Manuais escolares
Educação para a saúde
Prevenção de drogas
Multiculturalism
Textbook analysis
Health education
Drugs prevention
Issue date8-Nov-2009
PublisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
CitationENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 7, Florianópolis, Brasil, 2009 – “Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências”. [Florianópolis] : ABRAPEC, 2009.
Abstract(s)O consumo de substâncias psico-activas, sejam elas drogas lícitas ou ilícitas, constitui um problema socioeconómico que afecta as sociedades contemporâneas, tendo particular incidência nos jovens. O manual escolar constitui um instrumento didáctico que reflecte as políticas educacionais e os interesses da sociedade a que se destina. Neste estudo procedeu-se à análise comparativa da informação sobre o consumo e prevenção do consumo de álcool, tabaco e outras drogas veiculada pelos manuais de 16 países sócio-culturalmente diferenciados, e que integram o projecto BIOHEAD-CITIZEN (O Autor, 2004). Utilizou-se a grelha de análise de “Educação para a Saúde” desenvolvida naquele projecto, tendo para cada tema (álcool, tabaco e outras drogas) analisado os seguintes cinco indicadores: (i) efeitos físicos, (ii) efeitos psicológicos, (iii) efeitos sociais, (iv) campanhas de prevenção, e (v) ambientes de produção e consumo. Os resultados evidenciam diferenças culturais no que diz respeito ao tratamento destes assuntos nos manuais escolares dos diversos países.
Drugs consumption – either legal or illegal ones – is a socioeconomic problem affecting the contemporaneous societies, having particular incidence in young people. The school textbook is a didactical tool which reveals the educational policies and the society interests that the textbook is addresses to. A comparative analysis of the information concerning the consumption and the prevention of alcohol, tobacco and other drugs in textbooks of 16 countries was carried out. These socio-cultural diverse countries are involved in the European BIOHEAD-CITIZEN project (O Autor, 2004). The grid of analysis on “Health Education” constructed in the frame of this European project was used for the present study. For each topic (alcohol, tobacco and other drugs) the following five indicators were used: (i) physical effects, (ii) psychological effects, (iii) social effects, (iv) preventive campaigns, and (v) production and consumption environments.Results highlight countries cultural differences concerning the way the school textbooks treat these issues.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9924
ISSN2176-6940
Publisher versionhttp://www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/152/138
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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