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https://hdl.handle.net/1822/9799
Título: | A supervisão de estágios em enfermagem na articulação interorganizacional escola de enfermagem e hospital |
Autor(es): | Macedo, Ana Paula |
Orientador(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | 30-Set-2009 |
Resumo(s): | Este estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no
âmbito da Enfermagem. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece
no contexto português com alguma novidade.
A tese debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em
Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de
Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na
supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo –
Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre
ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à
Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de
análise para a sua compreensão. A primeira vertente expôs uma proposta de modelo teórico para a
compreensão da supervisão de estágios em contexto de trabalho hospitalar, cruzando-se com uma
pluralidade de dimensões, ora organizacionais, ora de supervisão, permitindo uma leitura transversal
dos dados que contextualizaram toda a problemática. A segunda vertente consistiu na construção de
um arquétipo de Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de
supervisão de estágio, no plano das orientações para a acção o ganizacional/sistema de pensamento e
ideias. Foi a partir da tipologia construída que foi possível realizar a leitura dos discursos e das práticas
de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da acção/sistema da acção.
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O estudo de caso, de pendor qualitativo e interpretativo, destaca dois momentos empíricos:
um, de triangulação de dados sobre os discursos e as práticas de supervisão de estágios, muito
próximo dos actores, estruturando-se ao longo de um percurso investigativo considerável, e o outro, de
Intersecções entre a Escola de Enfermagem e o Hospital em Contexto de Supervisão de Estágios. Para
a recolha e tratamento da informação fez-se uso de diversas técnicas de pesquisa, tendo-se privilegiado
a análise documental, o inquérito por questionário e por entrevista e a observação participante. O
exercício de articulação entre a Escola de Enfermagem e o Hospital, a partir de um ponto de
intersecção - a supervisão de estágios -, além de contribuir para uma interpretação teórica das
especificidades de cada uma das organizações, ora científico-pedagógicas, ora organizacionais, revelou
as diferentes configurações de articulação, de intensidade e frequência por vezes inconstantes e
variáveis, que reflectem os desafios que se colocam no presente e que se antevêem para um futuro
próximo, relativos à supervisão em Enfermagem no contexto de trabalho hospitalar. Cette étude, qui aborde la supervision des stages, ne constitue pas une nouvelle question dans l’environnement de l’école des Infirmières. Toutefois, la question comme objet d’enquête organisationnelle apparaît dans le contexte portugais comme une nouveauté. La thèse se penche sur les orientations et les pratiques de supervision de stage en École d’Infirmière, comme analyseur de phénomènes d’Articulation Inter-organisationnelle École d’Infirmières et Hôpital. Le parcours de cette enquête a été celui d’une alliance entre quelques changements dans la supervision des stages ayant quelques modifications sociales et politiques des organisations étudiées – École d’Infirmières et Hôpital -, établissant ainsi des relations sociologiquement pertinentes entre les deux parties. La valeur heuristique de ce trajet a permis la reconstruction d’un modèle théorique d’études sur l’Articulation Inter-organisationnelle École d’Infirmières et Hôpital, permettant ainsi deux options d’analyse pour sa compréhension. La première option a exposé une proposition d’un modèle théorique pour la compréhension de la supervision des stages au sein du travail hospitalier, se croisant avec une pluralité de dimensions, tantôt organisationnelles, tantôt de supervision, permettant une lecture transversal des données qui ont contextualisé de toute la problématique. La seconde option a permis la construction d’un archétype de Configurations de l’articulation École d’Infirmières et Hôpital, dans un contexte de supervision de stages, sur le plan des orientations pour l’action organisationnelle/système de pensées et idées. C’est à partir de cette typologie construite, qu’une lecture des discours et des pratiques de supervision dans un contexte de supervision de stage, sur le plan de l’action/système d’action, a été possible. L’étude de cas, du versant qualitatif et interprétatif, souligne deux moments empiriques: l’un de triangulation des données sur les discours et les pratiques de supervision de stages, très proche des acteurs, se structurant tout au long d’un parcours d’investigation considérable, l’autre d’intersections entre École d’infirmières et Hôpital dans le contexte de la Supervision des Stages. Plusieurs techniques d’enquête, ont été utilisées pour la collecte et le traitement des informations, en privilégiant l’analyse documentaire, l’enquête au travers de questionnaire ainsi que l’entrevue et observation participante. L’articulation entre l’École des Infirmières et l’Hôpital, à partir d’un point d’intersection – la supervision des stages -, outre la contribution à l’interprétation théorique des spécialités de chacune des organisations, tantôt scientifique-pédagogiques, tantôt organisationnelles, a révélé les différentes configurations de l’articulation, d’intensité et fréquence parfois inconstantes et variables, qui se vérifient dans les défis trouvés au présent et se prévoient dans un futur proche, relativement à la supervision en Infirmerie dans un contexte de travail hospitalier. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Educação - Área de Conhecimento de Organização e Administração Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9799 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Teses de Doutoramento / PhD Thesis |
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