Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9798

TítuloA família e a escola
Autor(es)Antunes, Lara Carmélia de Sousa
Orientador(es)Simões, João Manuel Formosinho Sanches
Machado, Joaquim
Data1-Jul-2009
Resumo(s)O conceito de família e as suas estruturas foram sofrendo alterações ao longo dos tempos. Nas sociedades modernas, as mudanças implicaram novas formas de organização familiar. Anteriormente, a família era vista como a principal promotora e responsável pela educação das crianças, que, no seu seio, tomavam conhecimento das primeiras regras de comportamento. Nos nossos dias, esta responsabilidade é partilhada com as diversas instituições educativas em resultado de a mulher ter entrado no mundo do trabalho para fazer face às dificuldades monetárias. A escola tem responsabilidades para com a educação das crianças, sem retirar aos pais essa mesma responsabilidade. O presente estudo pretende compreender a relação que se estabelece entre a família e a escola no âmbito da educação pré-escolar. Tendo optado por uma metodologia qualitativa, onde privilegiamos a observação e a entrevista, estudamos a interacção entre a família e o jardim, os pais e as educadoras, e realçamos o papel de mediação da auxiliar de educação bem como o clima de cordialidade, abertura e confiança em que se desenvolve esta relação. Neste estudo, destacamos os momentos de entrega e recepção da criança, o acompanhamento do quotidiano da criança e a participação nas actividades do jardim e problematizamos as condições de participação dos pais, as vantagens e os incentivos necessários à participação parental. A relação entre a família e o jardim concretiza-se em situações de interacção dos adultos da instituição e da família e sobretudo com o acompanhamento diferido do quotidiano da criança por parte dos pais, cuja colaboração mais intensa e visível decorre nas festas organizadas pelo jardim.
The concept of family and their structures have changed over time. In modern societies, the changes involved new forms of family organization. Previously, the family was seen as the main promoter and responsible for the education of children who, within it, took note of the first rules of behavior. Nowadays, this responsibility is shared with the various educational institutions as a result of the woman has entered the world of work to deal with monetary problems. The school has a responsibility towards the education of children without parents to remove this responsibility. This study aims to understand the relation between family and school as part of preschool education. Having opted for a qualitative methodology, which favor the observation and interview, we studied the interaction between the family and the garden, parents and educators and emphasize the role of mediation to assist in education and the climate of cordiality, openness and trust that develops this relationship. In this study, we highlight the moments of delivery and reception of the child, monitoring the child's daily activities and participation in the garden and problematization of the conditions of participation of parents, the benefits and incentives needed to parental involvement. The relationship between the family and the garden gives up in situations of interaction of adults and the institution of the family and especially with the daily monitoring of the child differed from the parents, whose work more intense and visible result at parties organized by the garden.
Le concept de famille et leurs structures ont évolué dans le temps. Dans les sociétés modernes, les changements de nouvelles formes d'organisation familiale. Auparavant, la famille a été perçue comme le principal promoteur et le responsable de l'éducation des enfants qui, en son sein, a pris note de la première des règles de comportement. Aujourd'hui, cette responsabilité est partagée avec les différents établissements d'enseignement en raison de la femme est entrée dans le monde du travail pour faire face aux problèmes monétaires. L'école a une responsabilité envers l'éducation des enfants sans parents de retirer cette responsabilité. Cette étude vise à comprendre la relation entre la famille et l'école dans le cadre de l'éducation préscolaire. Ayant opté pour une méthodologie qualitative, qui favorise l'observation et l'entrevue, nous avons étudié l'interaction entre la famille et le jardin, les parents et les éducateurs et mettre l'accent sur le rôle de la médiation pour aider à l'éducation et le climat de cordialité, d'ouverture et de confiance qui développe cette relation. Dans cette étude, nous mettons en évidence les moments de livraison et la réception de l'enfant, le suivi des activités quotidiennes de l'enfant et de la participation dans le jardin et la problématisation des conditions de participation des parents, les avantages et les incitations nécessaires à la participation des parents. La relation entre la famille et le jardin donne dans des situations d'interaction des adultes et l'institution de la famille et en particulier avec le suivi quotidien de l'enfant diffère de la part des parents, dont le travail plus intense et plus visible au résultat parties organisée par le jardin.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Sociologia da Infância
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9798
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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