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TítuloReprodução humana no contexto da educação sexual: concepções dos professores de 1.º CEB
Autor(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveAparelhos reprodutores
Fecundação
Educação sexual
Concepções
Data2009
EditoraInstituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Educação
CitaçãoPAIXÃO, F. ; JORGE, F., coord. – “Educação e formação : ciência, cultura e cidadania : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 13, Castelo Branco, Portugal, 2009”. Castelo Branco : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN: 978-989-95831-2-2. p. 1087-1099.
Resumo(s)O presente trabalho teve como objectivo identificar concepções e obstáculos de professores de 1º. Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) num domínio da educação sexual, mais precisamente no que se refere ao sistema reprodutor. A investigação iniciou-se com a construção de um questionário que, depois de validado, foi aplicado a uma amostra de 486 professores. Os resultados que se apresentam foram obtidos em resposta a duas questões abertas: a) Represente, através de um desenho esquemático legendado, os aparelhos reprodutores (masculino e feminino) e a fecundação; b) Represente, agora, como acha que um aluno de 1.º ciclo desenharia os aparelhos reprodutores (masculino e feminino) e a fecundação, antes da respectiva aprendizagem. Depois da recolha dos questionários, construiu-se uma base de dados no programa SPSS, com o qual se procedeu à análise categórica – ANACOR - dos mesmos. A percentagem de professores que respondeu a estas duas questões foi de aproximadamente 30%, tendo a análise dos desenhos sobre as representações dos professores revelado a existência de oito categorias de representação para o aparelho reprodutor feminino e cinco para o aparelho reprodutor masculino. No respeitante à fecundação emergiram três categorias relativas aos gâmetas. No que concerne à localização deste processo, a maioria esboçou-o de modo descontextualizado. Alguns factores que parecem influenciar tais concepções são a prática religiosa, a idade e o tempo de serviço dos professores. Quanto às concepções dos professores sobre a representação mental dos alunos acerca do sistema reprodutor, verificou-se uma menor diversidade de categorias para os aparelhos reprodutores e um decréscimo na representação da fecundação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9657
ISBN978-989-95831-2-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Livros de Actas

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