Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9591

TitleComputador e a Internet como instrumentos pedagógicos: estudo exploratório com professores de duas escolas do norte de Portugal
Author(s)Lisbôa, Eliana Santana
Teixeira, Gláucia Helena Sales
Jesus, Anabela Gomes de
Varela, António Manuel Leitão Macedo
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsComputador
Internet
Issue dateSep-2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationSILVA, B. [et al.], orgs. - "Actas do X Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia." Braga : Edições CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5842-5857.
Abstract(s)Neste estudo, procurámos conhecer o modo como os professores de duas escolas portuguesas, usam as TIC em contexto educativo bem como as percepções acerca da sua utilização pedagógica. Nesse sentido foram formulados os seguintes objectivos para a investigação (i) Caracterizar a forma como os professores usam as TIC na sua prática profissional; (ii) Conhecer as concepções pedagógicas subjacentes à utilização das TIC em contexto educativo; (iii) Conhecer as principais razões que levam a utilizar (ou não) as TIC; (iv) verificar se e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. A nível metodológico o estudo é não experimental ou descritivo, de tipo survey. Nele participaram 171 professores. Para efeito da pesquisa empírica, foi concebido e validado um questionário que foi enviado a todos os professores das duas instituições. Os resultados mostram que os professores utilizam bastante o computador e a Internet, contudo quase sempre para preparação da actividade lectiva e como recurso para transmissão de conhecimentos. Em contexto pedagógico, o uso da Internet, limita-se quase exclusivamente à pesquisa de informação. Verifica-se, assim, uma utilização redutora face às efectivas potencialidades destas tecnologias. Este facto está associado à necessidade de uma formação mais específica e contextualizada.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9591
ISBN978-972-8746-71-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompInternet.pdf401,44 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID