Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9539

TitleMarketing infantil : a importância das mascotes no sector editorial livreiro
Author(s)Carreira, Alexandra Sobral
Advisor(s)Pereira, Sara
Issue date8-Sep-2008
Abstract(s)Sob a égide do tema Marketing Infantil, este trabalho incide, em geral, na reflexão sobre a importância desta área para a promoção e divulgação dos mais variados produtos para as crianças. Entender os gostos das crianças, os seus hábitos e comportamentos, a forma como pensam e agem, como escolhem as marcas, é de facto um estudo de interesse tão vasto, constituindo-se uma fonte inesgotável de assuntos para trabalhos de investigação, que pode e deve ser estudado e contemplado de várias perspectivas. Um desses focos é a importância das mascotes no marketing para crianças. A tese que a seguir apresento visa, em primeiro lugar, a compilação, estudo e reflexão crítica de um conjunto de projectos elaborados no meu período de estágio na Porto Editora, em que foram publicados os trabalhos mais importantes em que estive envolvida durante seis meses, analisando-os de uma forma sucinta. Um segundo objectivo do trabalho consiste na análise e reflexão da experiência adquirida em estágio, destacando uma das áreas em que estive em contacto mais directo – o marketing para crianças. Tendo como ponto de partida este tema, a análise que aqui exponho incide na importância das mascotes para o incremento das vendas dos livros infantis. Foi nesse intuito que este projecto se desenvolveu, reunindo algumas perspectivas dos profissionais que actuam, dentro de uma empresa, e que, de alguma forma, estudam as crianças, em diferentes áreas de actuação. O objectivo desta tese é também confrontar diferentes pontos de vista, não obrigatoriamente antagónicos mas complementares e, simultaneamente, ouvir as próprias crianças. Só assim se pode ter uma visão mais global e, simultaneamente, interessante, ao nível do estudo sobre este segmento. Em toda a tese houve o esforço de organizar e apresentar as principais contribuições teóricas, analisar algumas dessas teorias à luz da realidade portuguesa e, numa fase mais experimental, analisar o testemunho de crianças e marketeers. Neste estudo foi feita uma comparação entre o volume de vendas de livros com mascotes infantis durante seis meses com os livros sem mascotes reconhecidas pelas crianças. As mascotes, identificadas neste estudo, são dedicadas essencialmente às crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Este estudo é uma reflexão crítica e organizada sobre alguns conceitos sobre o marketing infantil, é a estrutura de um esboço feito através de experiências vividas numa organização que se preocupa fundamentalmente com os hábitos de consumo editoriais das crianças.
Under the aegis of the theme Marketing Child, this work focuses, in general, in considering the importance of this discipline for the promotion and dissemination of the most varied products for children. Understanding the tastes of children, their habits and attitudes, how they think and act, and choose brands, is actually a study of broad interest, establishing a inexhaustible source of subjects for research, which can and must be studied and addressed to various perspectives. One of these outbreaks is the importance of mascots in marketing to children. The thesis that I follow present is first of all, the compilation, study and critical thinking of a number of projects developed in my period of experimentation in Porto Editora, which were published in the most important work in which I was involved for six months, analyzing them in a succinct way. A second objective of my work is the analysis and reflection of experience in training, highlighting one of the areas where I was in more direct contact - the marketing to children. Taking as a starting point for this issue, the analysis that I here expose focuses on the importance of mascots for the increase in sales of children's books. That was the view that this project has developed, bringing together some perspective of professionals operating within a company, and that in any way, studying children in different areas of action. The aim of this thesis is also confront different points of view, not necessarily divergent, but complementary, while listening to the children themselves. It is the only way to take a more global view, and interesting, to the level of study on this segment. Throughout the thesis was the effort to organize and present the major theoretical contributions, examine some of these theories in the light of reality Portuguese and, in a more experimental stage, was consider the testimony of children and marketeers. Although this study was a comparison between the sales volume of books with children's pet for six months with the books without mascots recognized by children. The mascots, identified in this study, are dedicated mainly to children from 6 to 10 years of age. This study is a critical reflection and organized on some concepts on marketing for children, is the structure of a sketch done by experiences in an organization that is concerned primarily with the consumer habits of editorial of children and their parents.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9539
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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Tese de Alexandra Sobral Carreira.pdf2,76 MBAdobe PDFView/Open

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