Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9538

TitleVer, desejar e consumir: a relação entre a publicidade e o consumo de alimentos pelas crianças
Author(s)Rodrigues, Rosa Maria da Cunha
Advisor(s)Pereira, Sara
Issue date7-May-2009
Abstract(s)O presente trabalho pretende promover uma reflexão acerca do comportamento da criança como consumidora, assim como perceber a existência, ou não, de uma influência da publicidade televisiva nos consumos alimentares durante a infância. A sociedade hodierna gira em torno do consumo, todas as vertentes da vida das pessoas são organizadas tendo em conta o mesmo, aliás, este para além de servir necessidades básicas promove a aquisição de bens supérfluos, bem como, projecta os indivíduos para determinado estrato social. O consumo, nas nossas vidas está de tal modo enraizado que a sociedade actual é designada por sociedade de consumo. Para que o grande público tenha conhecimento dos produtos, a forma mais eficaz de os anunciar é, certamente, através da publicidade, nomeadamente da publicidade televisiva. É através desta e da utilização das mais variadas técnicas que o produto se apresenta junto das pessoas. Os produtos direccionados para a infância proliferam, assim como os spots televisivos para os divulgar. Uma das técnicas mais utilizadas para promover os produtos direccionados para as crianças é o recurso a personagens famosos que as crianças admiram. Existe portanto uma associação entre produto e heróis infantis, facto que é recorrente em publicidade de alimentos menos saudáveis. Coincidentemente, nos tempos que correm, a obesidade infantil prolifera, sendo já considerada como a epidemia do século XXI. Foram realizadas entrevistas a dezasseis crianças em grupos de foco, bem como foram recolhidos textos e desenhos sobre o tema da publicidade e dos alimentos preferidos das crianças. Também se realizou um inquérito por questionário aos pais das crianças que participaram nesta investigação. Tentámos perceber se existe, realmente, alguma influência por parte da publicidade nos consumos alimentares das crianças e quais as representações e significados que estas atribuem aos spots que visionam na televisão.
This work aims promoting discussion about child’s behavior as a consumer, and at the same time try to understand the possible existence of television advertising influence on food consumption during childhood. The today's society turns around the consumer. All aspects of people's lives are organized viewing the consuming, which, incidentally, besides serving basic needs, promotes unnecessary goods buying and projects that consumers to a different social stratum. In fact, the consumption in our lives is so rooted, that today´s society is called consumption society. For the general public be aware of the products, the more efficient broadcast way is, of course, the advertising, particularly television advertising. It is through this, allied in the using of several techniques, that the product is brought to the people. The products aimed for children multiply as well increases the television spots to publicize them. One of the more successful techniques used to promote this kind of products are the application of famous characters admired by children. So, remains a link between product and children's heroes, which is recurrent in advertising of less healthy foods. Coincidentally, in the present, childhood obesity is growing, being already regarded as the epidemic of the XXI century. To this work, were done interviews to sixteen children in the focus groups, as well were collected texts and drawings on the theme of advertising and food preferences of children. Either, was made an inquiry using questionnaire to the children’s parents, restricted to the group of this research. We tried to understand if there is, indeed, some influence from the advertising in children’s diet and what representations and meanings young people give to the spots that were observed on television.
Ce travail vise à promouvoir une réflexion sur le comportement de l'enfant en tant que consommateur, et de comprendre l'existence, ou non, d'une influence de la publicité télévisée sur la consommation alimentaire au cours de l'enfance. La société d'aujourd'hui tourne autour de la consommation, tous les aspects de la vie des gens sont organisés en vue de la même, d'ailleurs, que, en plus de servir les besoins de base, ça favorise l'achat de biens inutiles, et lance les individus vers une strate social déterminé. Dans notre vie, la consommation est tellement ancrée, que la société est maintenant appelé la société de consommation. Pour que le grand public soit au courant des produits, le véhicule plus efficace est, bien entendu, la publicité, en particulier la publicité télévisée. C'est grâce à cela, et à l'utilisation de plusieurs techniques, que le produit est présenté à la population. Les produits ciblés pour les enfants se multiplient, ainsi que des spots télévisés pour les divulguer. Une des techniques plus utilisées pour promouvoir des produits plus ciblés pour les enfants est l'utilisation des personnages célèbres que les enfants admirent. Ainsi, il existe une association entre le produit et les héros des enfants, qui est récurrent dans la publicité d'aliments moins sains. Comme par hasard, aujourd'hui, l'obésité chez les enfants augmente et est déjà considéré comme l'épidémie du XXIe siècle. Les entrevues ont été menées à seize enfants dans les groupes de discussion, et ont été recueillis des textes et des dessins sur le thème de la publicité et les préférences alimentaires des enfants. On a également mené une enquête par questionnaire auprès des parents des enfants du groupe qui a fait partie de cette recherche. Nous essayons de voir s'il existe, en effet, une certaine influence de la publicité dans les apports alimentaires des enfants et quels sont les représentations et significations qu'ils attribuent aux spots qu'ils regardent à la télévision.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia da Infância
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9538
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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