Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9524
Título: | O museu na era da comunicação online |
Autor(es): | Andrade, Juliana Filipa Dias |
Orientador(es): | Pires, Helena |
Data: | 16-Jul-2008 |
Resumo(s): | O presente trabalho de investigação tem como objectivo reflectir sobre o uso das
novas tecnologias, nomeadamente da Internet, por parte dos museus, na promoção de
bens e actividades junto de públicos específicos. A facilidade de distribuição e acesso a
informações via Internet e a possibilidade de interacção, transformam-na numa
autêntica ferramenta de comunicação.
No final da problematização propomo-nos apresentar um estudo de caso sobre o
Museu Nogueira da Silva, procurando ilustrar as respectivas estratégias de gestão de
identidade organizacional, bem como as suas estratégias comunicacionais. Este museu
tem, igualmente, procurado utilizar a Internet na comunicação com os seus públicos.
Este trabalho é fruto de uma pesquisa assente sobretudo em leituras
exploratórias, que visam diferentes áreas.
Esta investigação recomenda a continuação de outras pesquisas, assim como a
elaboração de um modelo, que procure analisar as estratégias de comunicação via
Internet, desenvolvidas pelos museus. The present work is a reflection about the uses of the new technologies, namely the Internet, as a way to promote the cultural objects and activities of the museum near specific publics. It is quite easy to distribute and accede to information through the Internet. These aspects, connected with the possibility of interaction, make the Internet an authentic tool for communicate. In the end it is presented a case study about the Museum Nogueira da Silva, focusing their organizational identity strategies and communications strategies. This museum has also been looking for ways to use the Internet in the communication with their publics. This work is the result of a research that focused mainly exploratory readings, regarding different areas. This investigation recommends further research and the creation of a model to analyse the communications strategies through Internet, developed by museums. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade & Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9524 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese de Juliana Filipa Dias Andrade.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |