Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9512

TítuloA habitabilidade do espaço doméstico: o cliente, o arquitecto, o habitante e a casa
Autor(es)Rodrigues, Ana Luísa Jardim Martins
Orientador(es)Machado, Carlos
Cruz, Paulo J. S.
Data20-Mai-2009
Resumo(s)Este trabalho estuda a casa tendo em conta os pontos de vista dos três intervenientes que participam no seu processo de concepção, realização e concretização: o cliente que a encomenda; o arquitecto que a projecta; o habitante que dela se apropria. Neste sentido, pretende-se relacionar a arquitectura da casa com a vida que, no seu interior ela protege, ou seja, com a sua habitabilidade, reflectindo sobre o modo como a casa é projectada e construída em função da maneira como mais tarde é habitada. Na primeira parte do trabalho, desenvolve-se o tema − os sujeitos e a casa – procurando descrever o contributo de cada sujeito (cliente, arquitecto e habitante) no processo de construção, material e imaterial, da casa. Cada um destes sujeitos terá correspondência num capítulo onde, não só se reflecte sobre o seu papel, mas também se procura perceber até que ponto cada um deles interfere, ou pode interferir, no seu projecto de arquitectura. Na segunda parte, concentramo-nos nos problemas que se pretende aprofundar e que se expõem através de testemunhos de casos exemplares, evitando uma narrativa histórica e cronológica. Para o fazer, escolhemos várias casas unifamiliares realizadas no século XX, por diferentes autores, cuja análise relaciona a casa com os seus sujeitos intervenientes: “Casa come me” confronta Curzio Malaparte com Adalberto Libera; em “Farnsworth house”, Mies van der Rohe projecta uma casa de férias para Edith Farnsworth; “The mother’s house” relaciona Vanna com Robert Venturi; “Une petite maison” enquadra os Jeanneret na casa desenhada por Le Corbusier; em “Solar Pavilion”, Alison e Peter Smithson projectam, constroem e habitam o seu espaço doméstico; em “Can Lis e Can Feliz”, Jørn Utzon concretiza duas casas para a sua família, na mesma ilha de Palma de Maiorca; em “Duas casas em Nevogilde”, comparam-se duas casas urbanas projectadas por Eduardo Souto de Moura; e “Khuner villa e Müller villa” relaciona as casas projectadas por Adolf Loos para as famílias Khuner e Müller no mesmo ano de 1930. Cada exemplo, cada caso exemplar, permite concretizar vários problemas que, na leitura conjunta do trabalho, no seu todo, contribuem para delimitar a problemática central da nossa investigação que versa sobre o tema da habitabilidade do espaço doméstico e que nos obriga a pensar na casa em consonância com as pessoas que com ela se correlacionam.
This work aims to study the house through the points of view of three different participants who take part in its process of conception and materialization: the client that orders; the architect that designs; the inhabitant that appropriates it. Therefore, we intend to relate the architecture of the house to the life which, within its interior it protects, that is, with its habitability, reflecting on the implications of the way the house is designed and built in order to be inhabited, later. In the first part, we develop the theme – the subjects and the house – intending to describe the contribution of each subject (client, architect and inhabitant) to the process of construction – material and immaterial – of the house. Each one will be related to a chapter where, not only we give some insight into their own rules, but we also try to understand how they interfere, or can interfere, in its architectural project. In the second part, we focus on the problems, which we intent to go deeper, through the testimony of exemplar cases, avoiding an historical and chronological narrative. So we chose several houses built in the twentieth century, by different authors, relating the house to its subjects: “Casa come me” confronts Curzio Malaparte with Adalberto Libera; in “Farnsworth house” Mies van der Rohe designs a cottage for Edith Farnsworth; “The mother’s house” deals with Vanna and Robert Venturi; “Une petite maison” frames the Jeanneret family in the house designed by Le Corbusier; in “Solar Pavilion” Alison and Peter Smithson design, build and inhabit their own domestic space; in “Can Lis and Can Feliz” Jørn Utzon builds two houses for his family, on the same island of Palma de Maiorca; in “Duas casas em Nevogilde” we compare two urban houses designed by Eduardo Souto de Moura; and “Khuner villa e Müller villa” relates the houses designed by Adolf Loos for the Khuner and Müller families in the same year of 1930. Each example, each exemplar case, see in concrete terms several problems that, together, works to define the main problematic of our research concerning the theme, the habitability of the domestic space, and forces us to think about the house in consonance with the people whom it correlates to.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento (ramo de conhecimento Cultura Arquitectónica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9512
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EAAD - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese-dout_ana_luisa_2008.pdfFinal32,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID