Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9504

TitleOs desenhos animados e as crianças : um estudo multicaso sobre as preferências de desenhos animados por crianças do 1º ciclo do ensino básico
Author(s)Morais, Sandra Araújo Martins
Advisor(s)Alvarenga, Amadeu
KeywordsNarrativa Audiovisual
Televisão
Crianças e Desenhos animados
Audiovisual Narrative
Television
Children and Cartoons
Issue date30-Oct-2008
Abstract(s)Em diversos estudos efectuados, nomeadamente no de Bredorode Santos (1991), Sara Pereira (2002) e Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (1993), as crianças indicam os desenhos animados como a programação específica na qual costumam despender mais tempo de visionamento, quer durante a semana, quer ao fim-de-semana. Todavia, a partir da revisão da literatura, verificamos que as investigações sobre os desenhos animados não vão muito além do que tentar perceber quais são os favoritos das crianças, em que medida estas imitam comportamentos das personagens, de que forma a violência está presente e pode influenciar o comportamento das crianças. Este estudo tomou forma a partir desta lacuna relativamente a investigações mais aprofundadas sobre desenhos animados. Importa-nos conhecer os desenhos animados favoritos das crianças, mas é-nos igualmente relevante investigar quais os elementos audiovisuais que mais influenciam as preferências das crianças relativamente aos desenhos animados. Assim sendo, a presente dissertação incide sobre os desenhos animados e as suas componentes (focalização, argumento, enredo, diálogo, imagem, acção, espaço, tempo, música/som, campo/enquadramento, sequência/plano, personagens). O projecto partiu de um estudo de natureza qualitativa, investigando, através do estudo multicaso, as razões das preferências relativamente aos desenhos animados por parte de crianças do 3º e 4º anos de escolaridade de quatro turmas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Ponte de Lima. A recolha de dados foi realizada, numa primeira fase, através de inquéritos efectuados às crianças das referidas turmas, no sentido de apurar qual o seu desenho animado favorito e, numa segunda fase, através de registos sob a forma gráfica e escrita e documentos videográficos e fotodigitais. Através da exploração dos dois desenhos animados mais vezes citados como favoritos, Kim Possible e Timon e Pumba, ambos da Disney, pudemos verificar as principais incidências destes nas crianças participantes.
In several researches, mainly in one of Bredorode Santos (1991), Sara Pereira (2002) and Ana Maria Magalhães and Isabel Alçada (1993), children show cartoons as the specific programmes in wich they spend more time, not only during the week, but also on weekends. However, from the revision of the literature we could check that the researches about cartoons don’t go further from trying to understand wich are the children’s favorite cartoons, in which sense they imitate the character’s behaviour, in wich way the violence is present in children’s behaviour and can influence it. This study came from this gap relative to more deep researches about cartoons. It is our interest to know the children’s favorite cartoons, but it is equally relevant to investigate wich are the audiovisual elements that influence the children’s preferences relating to cartoons. In this sense, this dissertation accents its purpose in the cartoons and their components (focus; plot; argument; dialogue; image; action; space; time; music/ sound; field; sequence/ plan; characters). The project began from an investigation of qualitative nature, researching through the multicase study, the preferences and their reasons relating to cartoons, of children from the 3rd and 4th grades of four classes from the Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Ponte de Lima. The data collection was made, in a first stage, through questionnaires made to children from these classes, in order to find their favourite cartoons and, in a second phase, through graphic and written registrations and videographic and photo digital documents. Exploring the two most quoted cartoons, Kim Possible and Timon and Pumba, both from Disney, we could observe the main effects from those on the participating children.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9504
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final.pdf9,51 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID