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TítuloOs maus tratos entre pares: um estudo das percepções sociais de alunos no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Autor(es)Teixeira, Sónia Raquel Chaves
Orientador(es)Almeida, Ana Maria Tomás de
Data24-Nov-2008
Resumo(s)Neste estudo o objectivo é conhecer as percepções sociais que os alunos têm acerca dos maus tratos entre pares, podendo estas estarem associadas aos estatutos, às percepções sociais e à vulnerabilidade do papel protagonizado nas situações de maus tratos. Ao longo do estudo foi administrado o questionário Scan Bullying em duas escolas do Distrito de Vila Real, nomeadamente na escola EB 2,3 de Cerva e Ribeira de Pena a 307 alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. Com este questionário recolheram-se os dados relativos às percepções dos sujeitos sobre a vitimização, os sentimentos atribuídos a estas situações de maus tratos, o perfil das vítimas e dos agressores e por fim as estratégias de resolução do problema. Nos resultados obtidos verificou-se que os pares têm a percepção da ocorrência do fenómeno (68,7%), assumindo maioritariamente o papel de não envolvidos (57,0%). Deste modo, perante o fenómeno dos maus tratos os sujeitos sentem-se tristes (72,6%), chateados (56,0%) e furiosos (42,3%). Por sua vez em relação a auto-percepção cerca de 11,7%, auto-percepcionam-se como vítimas e 11,4% como agressores, assim a percentagem obtida na auto-percepção como agressores é inferior a das vítimas. Os dados relativos às características das vítimas e dos agressores demonstram que os atributos negativos do seu perfil são menos frequentes nas vítimas que nos agressores. A estratégia de resolução do problema escolhida pelos participantes foi a optimista (52,8%), supondo que agressores e vítima se reconciliem e que esta última venha a manter uma relação positiva com o grupo de pares. Consequentemente, os resultados remetem-nos para o facto de os sujeitos maioritariamente assumirem o papel de não envolvidos no fenómeno e não exteriorizam os seus sentimentos. Há que assinalar que as raparigas se mostram mais empáticas relativamente à vítima, não obstante se evidencia que são os rapazes que estão mais envolvidos nas situações de maus tratos, quer como agressores quer como vítimas. Em conformidade com os resultados do presente estudo evidencia-se que os adolescentes possuem um conhecimento e uma compreensão alargada do fenómeno, das suas implicações para os protagonistas e para os observadores, desenham os perfis de agressores de vítimas acentuando as suas características mais desviantes relativamente à norma social, mas não deixam de idealizar um final feliz em termos de uma reconciliação.
In this study the objective is know the perceptions with students about bullying between peer, will be associated statute, social perceptions and vulnerably. In study administrated the questionnaire Scan-Bullying in two schools in district of Vila Real, in the Schools of Cerva and Ribeira de Pena School with 307 students in the grades five through nine. This questionnaire we get data relative subject’s perceptions by victimation, bullying feelings, victims profile and bullies and the strategies solutions to the problem. In resulted we see that peers have bullying perceptions (68,7%), and they assume none involved role (57,0%). In study the subjects bullying feel sad (72,6%), upset (56,0%) and furious (42,3%). Peer nomination with victim 11,7%, bullies 11,4%, the percentage the bullies is inferior that of the victims. The data relative to the victims and bullies characteristics show that the negative attributes are less frequent in the victims than the bullies. Strategies resolution of the problem selectioned by the participants was optimist (52,8%), in the end victims and bullies refers positive relationship with peer group. Consequently, the data show us that subjects or not bullying involved nor do they exhibit the sentiments. Girls demonstrate more empathy towards the victim but boys are more involved has bullies and victims. In conformity, with the results of the present study we came evidence that adolescents have knowledge and large comprehension about bullying, these implications to the protagonists and to the observers, printed the profile off the bullies off victims, accentuating these characteristics more deviator related with the social rule, but is not possible to idealize one happy ending to the reconciliation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9496
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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