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https://hdl.handle.net/1822/9428
Título: | LMS em contexto escolar : estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal |
Autor(es): | Lisbôa, Eliana Santana Jesus, Anabela Gomes de Varela, António Manuel Leitão Macedo Teixeira, Gláucia Helena Sales Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | LMS Ensino e aprendizagem Formação Professores Plataforma Moodle Teaching and learning Teachers training Teachers Moodle Platform |
Data: | Mai-2009 |
Editora: | Educom |
Citação: | “Educação, Formação & Tecnologias”. ISSN 1646-933X. 2:1 (2009) 44-57. |
Resumo(s): | Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes
nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais,
particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido
um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas
são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído
para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os
professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública.
Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma
validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos
professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os
professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta
plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação,
comunicação e conhecimento em Portugal. Considering the lack of research about existing practices in Portuguese schools regarding the use of learning management systems, particularly in what concerns the use of Moodle , this paper analysis if Moodle has been used to support a social constructionist framework of education or not. This paper describes what kind of activities and resources are used by teachers and how these new features have helped them to renew their teaching practices. The empirical investigation involved teachers from two schools in the north of Portugal. The results illustrate that: a) most teachers surveyed didn’t use the platform to support learning, and b) that teachers didn’t effectively use Moodle considering its whole learning potential. It is argued that technological improvement in communications stands for a development of educational purposes and experiences. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9428 |
ISBN: | 1646-933X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |