Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9378

TitleFrictorq, tribómetro para avaliação objectiva de superfícies texteis
Author(s)Lima, Mário
Silva, Luís F.
Vasconcelos, Rosa
Martins, Jorge
Hes, Lubos
KeywordsFrictorq
Superfícies têxteis
Issue date2005
CitationCONGRESSO IBÉRICO DE TRIBOLOGIA, 3, Guimarães, 2005 – “IBERTRIB 2005 : III Congresso Ibérico de Tribologia : actas” [CD- ROM]. Guimarães : Universidade do Minho, 2005.
Abstract(s)Muitos materiais têxteis, senão mesmo a sua grande maioria, são usados ou então em contacto com o ser humano. são inumeras as aplicações em que os materiais estão em contacto com o corpo e as mãos, como é o caso do vestuário e dos têxteis lar, e mesmo os têxtais técnicos em algumas aplicações especiais, entre outras. O conceito de vestuário, assim visto como a nossa segunda pele, está intimamente relacionado com enorme variedade de tecidos, que surgem, naturalmente, em função das exigencias e das voluções da moda. neste sentido, e com especial ênfase no vestuário, existem vários parâmetros que permitem avaliar a qualidade e a aplicabilidade de tecidos. o coeficiente de atrito é um desses parâmetros, sendo um dos principais indicadores para avaliação objectiva de um conceito vulgarmente conhecido por toque. Este artigo pretende rever os principais desenvolvimentos que conduziram à concepção, construção e aperfeiçoamento de um aparelho para a medição do coeficiente de atrito de tecidos, que fosse de utilização simples, preciso e com um custo aceitável. de acordo com os ultimos desenvolvimentos, também aqui analisados e discutidos, é possivel concluir que o protótipo concebido é preciso e fiável, mostrando os resultados obtidos um comportamento comparável com outro instrumento com reconhecimento mundial, o sistema japonês Kes(Kawabata Evaluation System)
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9378
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Frictorq, tribómetro para avaliação objectiva de superfícies têxteis.pdf681,87 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID