Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/9247

TítuloTransporte de cargas em populações jovens : implicações posturais decorrentes da utilização de sacos escolares
Autor(es)Barros, Regina Filipa Moutinho Lage
Orientador(es)Arezes, P.
Palavras-chaveSacos escolares
Coluna vertebral
Postura
Transporte de carga
School bags
Vertebral column
Posture
Weight carrying
Data2-Fev-2009
Resumo(s)Tendo em consideração que durante a frequência escolar o crescimento corporal é muito significativo, muitos factores, nomeadamente o transporte do saco escolar, poderão desencadear alterações no sistema músculo-esquelético em geral e ao nível da coluna vertebral em particular.Com o objectivo de verificar a incidência de desvios posturais em indivíduos dos 6 aos 19 anos, tanto no ensino privado como público, foram realizadas avaliações posturais e inquéritos em 136 alunos de vários escalões do ensino, de forma a analisar a potencial influência dos sacos escolares transportados pelos mesmos. Através de um estudo transversal e longitudinal, de forma quantitativa, tentou provar-se a relação entre as características dos sacos escolares e as, eventuais, consequências, nomeadamente ao nível das alterações posturais. Os resultados indicam que a maioria dos alunos da amostra apresenta alterações posturais relacionadas com o transporte de carga excessiva imposta pelo material escolar. No entanto, outros factores estudados, relacionados como o tipo de ensino frequentado, o tipo de pega, o tempo de transporte e a forma como transportam, parecem também poder influenciar o aparecimento das alterações posturais. As alterações mais frequentes são a hiperlordose lombar (68,5%), a protusão dos ombros (58,1%) e a anteriorização do pescoço (49,2%), com consequências ao nível do registo de queixas de dor entre os indivíduos da amostra. Na ausência de regras para o transporte do peso dos sacos escolares e para a definição de valores máximos admissíveis, será necessário proceder à consciencialização dos profissionais que acompanham os alunos, por forma a poder fazer-se um diagnóstico precoce e atempado das alterações posturais identificadas.
Considering that the body growth is more significant during the school attendance, many factors, mainly the carrying of the school bags, can cause changes in the muscle and skeletal system, especially when it concerns to the vertebral column. Aiming to check the incidence of posture deviation in individuals from 6 to 19 years old, both in private and public educational institutions, surveys and posture assessments were made to 136 students from several school degrees, in order to analyze the potential influence of the school bags carried by these students. Based on a crosssectional and longitudinal study in a quantitative way, it was tried to prove the relationship between the school bags’ attributes and the eventual consequences concerning the posture changes. The results show that the majority of the sampled students have posture changes related to the excessive weight of school bags. However, it seems that other studied factors related to the level of education attended by the students, the way the students hold the school bag, how long the school bag is carried and the way it is carried, can also affect the appearance of posture changes. The most common changes are the lumbar hyperlordosis (68,5%), the shoulder protrusion (58,1%) and the neck anteriorization (49,2%), having as consequence pain complaints by the sampled individuals. In the absence of rules concerning the carrying of weight of the school bags and the setting of maximum allowable values, it will be necessary to give awareness to the professionals who follow up the students, in order to be able to do a preventive and timely diagnosis of the identified posture changes.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Humana
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9247
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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