Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92159

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorNogueira, Gabriela Maria Lopespor
dc.date.accessioned2024-06-28T16:16:12Z-
dc.date.available2024-06-28T16:16:12Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.date.submitted2022-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92159-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de intervenção pedagógica foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, do Mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi desenvolvido em dois contextos de ensino, nomeadamente numa turma do terceiro ano de escolaridade e numa turma do quinto ano de escolaridade. A temática do projeto incidiu no domínio da cidadania, uma área fundamental da formação e desenvolvimento das crianças e jovens. A educação literária foi o meio precursor de todo o trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula. Através de obras de literatura infantojuvenil, presentes na lista de obras propostas pelo Plano Nacional de Leitura (PNL 2027), foi possível explorar valores de cidadania fundamentais para a vida em sociedade e, ao mesmo tempo, desenvolver nos alunos competências relevantes para se tornarem cidadãos capazes de agir e intervir criticamente na sociedade. Tendo como base as obras O ELMER, de David Mckee (1964), e A Casa Grande, de João Manuel Ribeiro (2012), destinadas aos dois ciclos de ensino, desenvolveram-se atividades integradoras e transversais, onde os alunos assumiram um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, adotando metodologias inovadoras capazes de promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas e formar leitores competentes e com literacia. O plano de intervenção dos dois ciclos de ensino foi muito semelhante. Inicialmente, fez se o levantamento das conceções prévias dos alunos, seguindo-se os momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura. É importante referir que, a intervenção realizada em contexto de 1.º ciclo decorreu, através do ensino à distância, devido à situação pandémica causada pela Covid-19. As realizações das intervenções pedagógicas, nos dois ciclos de ensino, foram muito positivas e enriquecedoras. Os alunos envolveram-se ativamente e participaram, de forma crítica e interventiva, em todas as atividades propostas e desenvolveram uma atitude consciente relativamente aos valores de cidadania.por
dc.description.abstractThis pedagogical intervention project was developed within the Internship Curriculum Unit of the master’s degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The traineeship was developed in two teaching contexts, namely in a class of 3rd and 5th grade. The theme of the project falls on the citizenship domain, a fundamental area in the formation of children and young people. Literary education was the precursor of all the work developed in the classroom context. Through children’s literary works, present in the list of works proposed by the National Reading Plan (PNL 2027), it was possible to explore fundamental citizenship values for life in society and, at the same time, develop in students essential skills to become citizens capable of acting and intervening critically in society. Based on the works ELMER, by David Mckee (1964), and The Big House, by João Manuel Ribeiro (2012), destined for two cycles of education, integrating and transversal activities were developed, where the students assumed an active role in the development of their own skills, based on innovating methodologies capable of promoting the meaningful learning and forming competent readers with literacy. The intervention plan on the two cycles of education was very similar. At first, a script based on the student’s previous concepts was made, followed by the prereading, during-reading and post reading moments. It is important to report that the intervention was carried out in the context of the 1st cycle, through distance learning, due to the pandemic situation caused by Covid 19. The interventions, in the two cycles of education, were very positive and enriching. The students were involved in a critical and interventional way in all proposed activities and developed a conscientious attitude relative to the citizenship’s values.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPré-leiturapor
dc.subjectLeitura e pós-leiturapor
dc.subjectLiterary educationpor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectPre readingpor
dc.subjectDuring-reading and post readingpor
dc.titleLiteratura infantojuvenil e valores: desenvolvimento de competências de cidadania através da leitura no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203616359por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Maria Lopes Nogueira.pdfRelatório de estágio2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID