Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92054

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorFerreira, Renata Sofia Vilaça de Sápor
dc.date.accessioned2024-06-26T14:14:47Z-
dc.date.available2024-06-26T14:14:47Z-
dc.date.issued2023-01-10-
dc.date.submitted2022-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92054-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório apresenta um projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Mestrado de Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e implementado numa escola básica do concelho de Braga. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano de escolaridade, no ano letivo de 2021/2022. O seu tema é a utilização da gamificação na aprendizagem da língua inglesa e tinha como objetivos: conhecer perceções e atitudes das crianças relativamente à língua inglesa; promover a aprendizagem através da gamificação; promover a reflexão sobre a aprendizagem através da autorregulação; avaliar o impacto da gamificação na aprendizagem. O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase centrou-se na análise inicial do contexto, para conhecer a turma-alvo. Com isto, pretendeu-se fazer um levantamento relativo aos gostos, preferências e interesses da turma, de modo a, no decorrer do projeto, criar um ambiente de aprendizagem adequado à diversidade dos alunos. A segunda fase consistiu no desenvolvimento de atividades com recurso às tecnologias e à gamificação. A terceira e última fase correspondeu a uma avaliação final e geral do impacto do projeto. A avaliação do projeto de intervenção, baseada em dados recolhidos através da observação e questionários de autoavaliação, mostrou que o recurso às tecnologias e à gamificação foi bem acolhido pelas crianças e teve um impacto positivo na sua motivação e envolvimento na aprendizagem.por
dc.description.abstractThis practicum report presents a project carried out as part of the Master’s in Teaching English in Primary Education, which was implemented in a school located in Braga. The project was developed in a 4th grade class, in 2021/2022. Its theme is the use of gamification in language learning and it covered the following objectives: understanding children’s perceptions and attitudes towards the English language; promoting learning through gamification; promoting reflection on learning through self regulation; assessing the impact of gamification on learning. The project was divided into three phases. The first phase entailed an initial analysis of the intervention context in order to get to know the class. It involved a survey about their interests, personal tastes, and preferences, in order to create an inclusive learning environment. The second phase consisted in developing activities resorting to technology and gamification. The third and last phase consisted in a broad and final evaluation of the impact of the project. This evaluation, based on data gathered through observation and self-regulation questionnaires, indicated that the children enjoyed the use of technology and gamification, and that these resources had a positive impact on their motivation and engagement in learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectInglês no 1ºCEBpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEnglish in primary educationpor
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectTechnologypor
dc.titleGamificação na aprendizagem do Inglês: uma experiência no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativeGamification in English language learning: an experience in Primary Educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203611926por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Renata Sofia Vilaca de Sa Ferreira.pdfRelatório de estágio3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID