Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92001
Título: | As artes visuais e a literatura para a infância |
Outro(s) título(s): | Visual arts and literature for childhood |
Autor(es): | Almeida, Mariana Brito |
Orientador(es): | Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Artes Visuais Desenvolvimento holístico Educação artística Interdisciplinaridade Literatura para a infância Visual Arts Holistic development Arts education Interdisciplinarity Literature for children |
Data: | 1-Mar-2023 |
Resumo(s): | Tendo presente a necessidade atual de inovarmos na Educação, seria prioridade elevar as Artes
Visuais e fomentarmos a Educação Literária nas escolas. No presente relatório de investigação,
procurou-se promover a Educação Artística na Escola e através dela desenvolver um conjunto de
estratégias para a promoção das obras de Literatura para a Infância. Considerando o desenvolvimento
integral da criança, pretende-se valorizar o desenvolvimento de uma cidadania ativa, capaz de enfrentar
os desafios atuais do mundo, através do desenvolvimento do olhar, da sensibilidade, da criatividade
das crianças e promover o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.
No âmbito da Educação Pré-Escolar, o projeto incidiu na dinamização da Área da Biblioteca
através da potencialização das Artes Visuais, fomentando assim o gosto pelos livros. No 1º Ciclo, as
Artes Visuais e a Educação Literária, com o recurso das obras de Literatura para a Infância,
enriqueceram as suas aprendizagens.
A intencionalidade da prática pedagógica surgiu através da Educação Artística e Literária como
forma de promover a articulação dos saberes, desafiar e ampliar as aprendizagens das crianças.
Este relatório, desenvolveu-se tendo por base os princípios da abordagem metodológica da
Investigação-Ação, permitindo integrar processos de observação, reflexão e investigação com a
intenção de analisar e avaliar a ação pedagógica. Desta forma verificamos que os resultados foram
alcançados, através da experiência e da produção dos trabalhos das crianças, dos diálogos, do
envolvimento nas atividades propostas e do alcance das aprendizagens esperadas.
Assim, com este estudo demonstra-se que é importante envolvermos as Artes Visuais no dia a
dia das crianças, pois esta é considerada uma área do conhecimento que se reflete no
desenvolvimento das capacidades criativas, expressivas, cognitivas, pessoais e sociais das mesmas.
Este também demonstra a importância das obras de Literatura para a Infância, no contexto educativo e
nas interações desenvolvidas, tendo em consideração o despertar da motivação para a aprendizagem
do código escrito e a competência literária das crianças. Bearing in mind the current need to innovate in Education, it would be a priority to raise the Visual Arts and promote Literary Education in schools. In this research report, it was sought to promote Artistic Education at School and through it develop a set of strategies for the promotion of works of Literature for Childhood. Considering the integral development of the child, it is intended to value the development of an active citizenship, capable of facing the current challenges of the world, through the development of the gaze, sensitivity, creativity of children and promote the development of social and cognitive skills. Within the scope of Pre-School Education, the project focused on boosting the Library Area through the enhancement of Visual Arts, thus fostering a taste for books. In the 1st Cycle, Visual Arts and Literary Education, with the use of Literature for Children, enriched their learning. The intentionality of the pedagogical practice emerged through Artistic and Literary Education as a way of promoting the articulation of knowledge, challenging and expanding children's learning. This report was developed based on the principles of the methodological approach of Action Research, allowing the integration of observation, reflection and research processes with the intention of analyzing and evaluating pedagogical action. In this way, we verified that the results were achieved, through the experience and production of children's work, dialogues, involvement in the proposed activities and the achievement of the expected learning. Thus, this study demonstrates that it is important to involve the Visual Arts in children's daily lives, as this is considered an area of knowledge that is reflected in the development of their creative, expressive, cognitive, personal and social capacities. It also demonstrates the importance of works of Literature for Children, in the educational context and in an interactions developed, taking into account the awakening of motivation for learning the written code and the literary competence of children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92001 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Brito Almeida.pdf | Relatório de estágio | 5,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons