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https://hdl.handle.net/1822/91993
Título: | A literatura para a infância como andaime para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas |
Outro(s) título(s): | Children’s literature as a scaffold for the development of mathematical learning |
Autor(es): | Pinheiro, Ana Isabel Costa |
Orientador(es): | Palhares, Pedro |
Palavras-chave: | Aprendizagens matemática Integração curricular Literatura infantil Children’s literature Curricular integration Mathematical learning |
Data: | 16-Jan-2023 |
Resumo(s): | A Literatura para a infância como andaime para o desenvolvimento de aprendizagens
matemáticas surgiu como uma estratégia de ensino-aprendizagem com o objetivo de possibilitar a
integração da matemática com a literatura infantil para a construção de aprendizagens significativas e
para fomentar o gosto por ambas as áreas. Uma vez que um livro pode ser um excelente recurso para
auxiliar a potenciar aprendizagens significativas noutras áreas do saber e a agir perante as
necessidades e os interesses das crianças.
Deste modo, a presente investigação testa a aplicabilidade desta estratégia de ensino aprendizagem, apresenta um referencial teórico que clarifica e fundamenta a importância desta
integração curricular, entre outros. Para sua estruturação foi formulada a seguinte questão de
investigação: De que modo, através da minha intervenção, a literatura infantil poderá promover nas
crianças aprendizagens matemáticas? Tendo sido ainda definidos os seguintes objetivos: i) desenvolver
atividades de cariz matemático partindo da hora do conto; ii) efetuar o levantamento das conceções
prévias das crianças sobre os tópicos matemáticos a serem explorados; iii) fortalecer o gosto pela
temática em estudo; iv) procurar envolver as crianças na aprendizagens matemáticas; v) avaliar o
potencial da literatura como ferramenta auxiliadora à aprendizagem da matemática; vi) levar as
crianças a aperceberem-se que a matemática pode estar presente em todas as atividades realizadas;
vii) promover a participação de todas as crianças nas atividades do projeto de intervenção, estimulando
aprendizagens matemáticas.
Com os objetivos delineados foram criadas intervenções que proporcionassem aprendizagens
diversificadas e adequadas aos grupos que acompanhei, tendo sempre em atenção os seus interesses
e necessidades.
Os dados recolhidos foram analisados e interpretados de acordo com a questão investigativa à
qual quis dar resposta e pude concluir que a implementação desta articulação curricular proporciona
não só o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas, como o gosto por ambas as áreas. Children’s literature as a scaffold for the development of mathematical learning emerged as a teaching-learning strategy to enable the integration of mathematics with children's literature for the construction of meaningful learning and to foster a taste for both areas. Since a book can be an excellent resource to help promote significant learning in other areas of knowledge and to act on the needs and interests of children. In this way, the present investigation tests the applicability of this teaching-learning strategy and presents a theoretical framework that clarifies and substantiates the importance of this curricular integration, among others. For its structuring, the following research question was formulated: How, through my intervention, can children's literature promote mathematical learning in children? The following objectives were also defined: i) to develop activities of a mathematical nature starting from story time; ii) survey the children's preconceptions about the mathematical topics to be explored; iii) strengthen the taste for the subject under study; iv) seek to involve children in mathematical learning; v) to evaluate the potential of literature as a tool to help to learn mathematics; vi) make children realize that mathematics can be present in all activities; vii) promote the participation of all children in the activities of the intervention project, stimulating mathematical learning. With the objectives outlined, interventions were created to provide diversified and appropriate learning for the groups I followed, always considering their interests and needs. The collected data were analyzed and interpreted according to the investigative question to which I wanted to answer and I was able to conclude that the implementation of this curricular articulation provides not only the development of mathematical learning but also a taste for both areas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91993 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Isabel Costa Pinheiro.pdf | Relatório de estágio | 4,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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