Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91973

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorPereira, Verónica Kilberg Avelar Florespor
dc.date.accessioned2024-06-25T08:05:38Z-
dc.date.available2024-06-25T08:05:38Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91973-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, é desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e visa apresentar o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada desenvolvido em Jardim de Infância, sobre Brincar e Aprender Matemática. Com este projeto pretendi perceber de que modo pode o brincar favorecer o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na fase da infância. O grupo era constituído por treze crianças, de quatro anos e uma de cinco, sendo que algumas completaram os quatro anos no decurso do ano civil. Delineei este relatório numa abordagem investigativa e, portanto, optei por uma metodologia com características da investigação-ação. A metodologia utilizada caracteriza-se pela seguinte sequência: planificar, agir, observar e refletir. Coutinho et al. (2009). Na educação pré-escolar não deve existir uma aprendizagem formal da matemática, mas sim uma aprendizagem que parta do quotidiano das crianças, dos seus interesses e brincadeiras. Assim, este projeto teve como objetivo desenvolver conhecimentos matemáticos das crianças através do brincar, uma vez que a matemática é um domínio amplo, procurando proporcionar um conjunto de experiências e atividades que favorecessem o desenvolvimento do sentido do número. No desenvolvimento deste projeto tentei sempre desenvolver atividades inovadoras e motivantes para as crianças, de modo a poder desenvolver alguns dos mesmos objetivos, mas em atividades diversificadas e sempre com objetos concretos de forma, a favorecer a compreensão do número. Ao longo do projeto destaco as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças através do brincar. Os resultados mostram que as crianças se apropriaram do sentido de número e perceberam que a matemática está presente em todas as atividades no nosso dia-a-dia.por
dc.description.abstractThe following internship report is developed within the scope of the Master in Preschool Education and intends to present the project of Supervised Pedagogical Intervention developed in preschool regarding Play and Learn Maths. With this project I intended to understand how can playing favors the maths learning development in infancy. The study group was constituted by thirteen children of four years old and one child of five years old, although few completed four during the course of the civil year. I drafted this report under an investigative approach and therefore I chose a methodology with characteristics of an investigative-action analysis. The method identifies itself under the following sequence: to plan, to act, to observe and thought. Coutinho et al.(2009) In preschool education there must not be a strict learning of maths but a learning that starts on the children day-to-day interactions, their interests and play. So, this project was conceived with the goal of developing children mathematical knowledge thru play, since maths has a wide domain, looking to give a set of experiences and activities that favors the development notion of number. On the course of this project I worked in always promoting innovative and motivating activities for the children, so that I could develop few of the same goals, but in different activities and always with specific purposes to facilitate the understanding of number. During the project I highlight the learnings developed by the children thru play. The results show that the children appropriate the understanding of number and realize that maths is present allover our day-to-day activities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectContagempor
dc.subjectSentido de númeropor
dc.subjectCountingpor
dc.subjectNotion of numberpor
dc.subjectPlaypor
dc.titleBrincar e aprender matemática no contexto de jardim de infânciapor
dc.title.alternativeLearn and play with mathematics in within a kindergarden contextpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203609573por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Veronica Kilberg Avelar Flores Pereira.pdfRelatório de estágio3,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID