Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91972

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorParente, Maria Cristina Cristopor
dc.contributor.authorTeixeira, Joana Isabel Nunespor
dc.date.accessioned2024-06-25T07:57:39Z-
dc.date.available2024-06-25T07:57:39Z-
dc.date.issued2023-01-02-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91972-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito de uma unidade curricular Estágio, organizada em dois contextos, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho, e tem como finalidade apresentar os projetos de intervenção desenvolvidos. O estágio foi realizado em contexto de creche e jardim-de-infância. Em ambos os contextos foram desenhados projetos de intervenção com base nas observações realizados e diálogos com as educadoras cooperantes. No relatório que se apresenta irei abordar a forma como surgiram os projetos, como se desenvolveram e como se procedeu a respetiva avaliação dos mesmos. Ambos os projetos desenvolvidos, tinham como tema base o conhecimento do mundo, sendo trabalhado em cada contexto uma problemática diferente. No contexto de creche, o foco da intervenção foi o conhecimento do mundo natural e desenhou-se um projeto de intervenção pedagógica com estratégias que se focaram na exploração sensorial de materiais naturais e não estruturados. Em jardim-de-infância, as estratégias de intervenção pedagógica procuraram promover o conhecimento dos espaços sociais próximos das crianças, assim como as funções de cada um. Para a realização destes projetos de intervenção, foi utilizada a metodologia da investigação ação. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados registos escritos, fotográficos e audiovisuais, de modo a conseguir atribuir sentido às experiências e atividades realizadas. Com os projetos desenvolvidos as crianças puderam adquirir novos conhecimentos, bem como contactar com novos materiais e conhecer um pouco melhor o meio natural e social que lhes é próximo.por
dc.description.abstractThis internship report is part of a course unit Internship, organized in two contexts, part of the Master's Degree in Preschool Education at the University of Minho, and aims to present the intervention projects developed. The internship was carried out in a daycare and kindergarten context. In both contexts intervention projects were designed based on the observations made and dialogues with the cooperating educators. In this report, I will address how the projects emerged, how they were developed and how their evaluation was carried out. Both projects were based on the theme of knowledge of the world, and in each context a different problem was worked on. In the kindergarten context, the focus of the intervention was the knowledge of the natural world and a pedagogical intervention project was designed with strategies that focused on the sensorial exploration of natural and unstructured materials. In kindergarten, the pedagogical intervention strategies sought to promote knowledge of the social spaces near the children, as well as the functions of each one. To carry out these intervention projects, the action research methodology was used. As data collection tools, written, photographic and audiovisual records were used in order to make sense of the experiences and activities carried out. With the developed projects, the children were able to acquire new knowledge, as well as contact with new materials and get to know a little better the natural and social environment that is close to them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCaracterísticas físicaspor
dc.subjectCulturais e sociais da comunidadepor
dc.subjectCidadepor
dc.subjectConhecimento do mundopor
dc.subjectExploração sensorialpor
dc.subjectCitypor
dc.subjectKnowledge of the worldpor
dc.subjectPhysical, cultural and social characteristics of the communitypor
dc.subjectSensory explorationpor
dc.titleConhecimento do mundo: descobrir e explorar o meio natural e social em contexto de creche e jardim-de-infânciapor
dc.title.alternativeWorld knowledge: discovering and exploring the natural and social environment in kindergarten and nursery schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203609565por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Isabel Nunes Teixeira.pdfRelatório de estágio1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID