Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91969

TítuloPlano de treino para os trompistas: um complemento ao estudo técnico do instrumento
Outro(s) título(s)Training plan for french horn players: a complement to the instrument's technical study
Autor(es)Gonçalves, Vasco Manuel Almeida
Orientador(es)Fonte, Vera Maria Seco Afonso
Palavras-chaveEvolução
Organização
Plano
Técnica
Trompa
Horn
Organization
Plan
Progression
Technique
Data12-Dez-2023
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio aborda o projeto de intervenção pedagógica realizado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado na Academia de Artes de Chaves (AAC) no ano letivo de 2021/2022, nos grupos de recrutamento M20 (trompa) e M32 (classe de conjunto). Seguindo uma metodologia de investigação-ação, o presente projeto de intervenção teve como foco o desenvolvimento de competências técnicas básicas em estudantes de trompa, através de uma abordagem inovadora, que procura despertar a sua motivação para este tipo de prática. A intervenção consistiu num acompanhamento virtual dos alunos no seu estudo técnico, através de vídeos personalizados às suas necessidades. Neste projeto o professor assumiu o papel de “treinador”, acompanhando diariamente o desenvolvimento técnico dos alunos envolvidos. O projeto foi aplicado com quatro alunos da classe de trompas da Academia de Artes de Chaves ao longo de aproximadamente 3 meses. O plano de intervenção foi dividido em três fases distintas: (1) pré-intervenção, (2) intervenção e (3) pós-intervenção. Na fase de pré-intervenção, foi realizado um inquérito aos alunos sobre as suas rotinas de estudo, dificuldades no instrumento e motivações para tocar o instrumento, assim como um teste para avaliar as capacidades técnicas dos alunos. Durante a intervenção, os alunos registaram as suas sessões de estudo num diário de bordo, gravaram ainda a primeira e última sessão. Por fim, no período de pós-intervenção, um novo questionário foi aplicado para obter feedback dos alunos. Além disso, as gravações realizadas na fase anterior foram submetidas à avaliação de trompistas externos ao projeto. No que concerne ao caso em análise, com base nas análises efetuadas, pode-se concluir que os resultados obtidos foram positivos.
The present Internship Report addresses the pedagogical intervention project carried out as part of the Professional Internship of the master’s in music education at the University of Minho, conducted at the Academy of Arts in Chaves (AAC) during the academic year 2021/2022, within the recruitment groups M20 (French horn) and M32 (ensemble class). Following an action research methodology, this intervention project focused on the development of basic technical skills in French horn students through an innovative approach aimed at motivating them for this type of practice. The intervention consisted of virtual guidance for students in their technical studies through personalized videos tailored to their needs. In this project, the teacher assumed the role of a "coach," monitoring the daily technical development of the involved students. The project was applied to four students in the French horn class at the Academy of Arts in Chaves over approximately three months. The intervention plan was divided into three distinct phases: (1) pre-intervention, (2) intervention, and (3) post-intervention. In the pre-intervention phase, a survey was conducted with the students about their study routines, instrument difficulties, motivations for playing the instrument, and a test to assess the students' technical abilities. During the intervention, the students recorded their study sessions in a logbook and also recorded the first and last sessions. Finally, in the post-intervention period, a new questionnaire was administered to obtain feedback from the students. Additionally, the recordings made in the previous phase were submitted for evaluation by external French horn players not involved in the project. Regarding the case under analysis, based on the conducted analyses, it can be concluded that the results obtained were positive.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91969
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vasco Manuel Almeida Goncalves.pdfRelatório de estágio4,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID