Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91360

TítuloExpectativas e imaginários sobre Big Data e turismo em Portugal num mundo pós-COVID-19
Outro(s) título(s)Expectations and imaginaries about Big Data and tourism in Portugal in a post-COVID-19 world
Autor(es)Vaz, Maria João Galvão Victorino Laranjeira
Orientador(es)Machado, Helena
Palavras-chaveBig Data
Expectativas
Futuro
Inteligência artificial
Turismo
Artificial intelligence
Expectations
Future
Tourism
Data13-Mar-2024
Resumo(s)A sociedade digital tem acentuado, nos últimos anos, de modo exponencial, as tendências para uma circulação massiva de dados digitais possibilitada por uma aceleração das capacidades computacionais e pelo alargamento dos mercados digitais. Neste contexto, Big Data ganha relevância expressiva, por potenciar a capacidade de extrair grandes quantidades de dados digitais e seu armazenamento em tempo real, permitindo analisar e produzir valor a partir de informações sobre comportamento humano e sobre interações sociais no mundo digital. A tese interroga distintas facetas deste fenómeno a partir do turismo. No atual contexto de transição digital e expansão do chamado capitalismo de dados, acentuado com a pandemia COVID-19 e a suspensão da atividade turística durante períodos alargados, o setor do turismo tem vindo a reconhecer, que a aposta na aquisição de um incontável volume de dados digitais permite adequar a oferta de serviços e de produtos, àquilo que podem ser as principais tendências de mercado. A literatura ligada aos estudos do turismo tem-se centrado nos potenciais benefícios do uso de Big Data no turismo, minimizando os riscos sociais e as implicações éticas. A presente tese visa colmatar essa lacuna da literatura, dando a conhecer as expectativas e imaginários em torno de Big Data no turismo, a partir do posicionamento de grupos de interesse ligados à atividade turística em Portugal, e tendo em conta os impactos sociais, éticos, regulatórios e políticos no futuro pós-pandémico. Este objetivo foi atingido com o auxílio de uma metodologia qualitativa e interpretativa, e adotando como técnica de investigação principal a realização de entrevistas semiestruturadas a académicos, decisores governamentais, legisladores, reguladores, comissões de ética e de cibersegurança, profissionais/empresas de turismo ou de dados. Os resultados obtidos exploram três cenários discursivos: “tecno-otimismo”; “performatividade (ética)” e “futuros incertos”. É neste enquadramento que, almejamos manter “futuros em aberto” como forma de manter a reflexividade sociológica e a ambição da transformação social na direção de uma sociedade mais justa e equitativa. Deste modo, esta investigação pretende contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre as implicações do uso de Big Data e sobre a indispensabilidade de diferentes partes interessadas trabalharem juntas, numa discussão aberta, para a sustentabilidade do setor. Em particular, a investigação visa aumentar a consciencialização sobre a necessidade de equilibrar o potencial do Big Data com riscos sociais e problemas éticos que incluem, mas extravasam, questões relacionadas com privacidade, proteção e segurança dos dados. Por fim, a presente investigação aponta pistas para pesquisas futuras, que são cruciais prosseguir atendendo à centralidade social e económica do turismo em Portugal no contexto da digitalização global fortemente marcada por Big Data.
In recent years, digital society has exponentially accentuated trends towards a massive circulation of digital data, making this possible through the acceleration of computational capabilities and the expansion of digital markets. In this context, Big Data gains significant relevance, as it enhances the ability to extract large amounts of digital data and store it in real-time. Furthermore, Big Data allows the analysis and production of value through information concerning human behaviour and social interactions in the digital world. This thesis examines different sides of this phenomenon from the perspective of tourism. In the current context of digital transition and the expansion of so-called data capitalism, which was accentuated by the COVID-19 pandemic and the suspension of tourist activity for extended periods, the tourism sector has come to recognise the value of Big Data. In that regard, the tourism sector has also recognised, that investing in countless volumes of digital data gives them the power to adapt the offer of services and products to what may be the main trends in the market. Consequently, literature related to tourism studies focuses on the potential benefits of using Big Data in tourism, minimising social risks and ethical implications. This thesis, therefore, aims to fill this gap in the literature by revealing the expectations and imaginaries surrounding Big Data in tourism on behalf of interested parties allied to tourist activity in Portugal, taking into account the social, ethical, regulatory, and political impacts in the post-pandemic future. This objective was achieved using a qualitative and interpretative methodology, and adopting semistructured interviews with academics, government decision-makers, legislators, regulators, ethics and cybersecurity committees, and tourism or data professionals/companies as the main research technique. The results obtained explore three discursive scenarios: “techno-optimism”; “(ethical) performativity” and “uncertain futures”. It is in this framework that we aim to preserve “open futures” as a way of maintaining sociological reflexivity and the ambition of social transformation towards a more just and equitable society. In this way, this research aims to contribute towards a deeper reflection on the implications of the use of Big Data and on the indispensability of different interested stakeholders working together, in an open discussion, for the sustainability of the sector. In particular, this thesis aims to raise awareness about the need to balance the potential of Big Data with social risks and ethical problems including, but not limited to, issues related to privacy, protection and data security. Finally, this investigation points to guidelines for future research, which it is crucial to pursue, considering the social and economic centrality of tourism in Portugal in the context of global digitalisation strongly marked by Big Data.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Sociologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91360
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DS - Teses de doutoramento

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