Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91326

TítuloUma abordagem natural à respiração na aprendizagem do trombone no Ensino Especializado da Música
Outro(s) título(s)A natural approach to breathing in trombone learning in Specialized Music Teaching
Autor(es)Lopes, João Daniel Miranda
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveEnsino
Respiração
Cooperação com o corpo humano
Abordagem natural
Teaching
Breathing
Cooperation with the human body
Natural approach
Data21-Abr-2023
Resumo(s)O presente relatório tem como objeto o Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho realizado no Conservatório de Guimarães no ano letivo de 2021/2022, nos grupos de recrutamento M19 (Trombone) e M32 (Música de Conjunto), cuja intervenção pedagógica incidiu na melhoria da técnica de respiração. Embora a respiração seja de importância fulcral na execução de instrumentos de sopro, nem sempre se observa o seu estudo sistemático e de acordo com os melhores princípios. Nesse contexto, e tendo-se constatado na fase de observação uma respiração excessivamente musculada e tensa, procurou-se consciencializar os alunos para uma respiração correta, e implementar um conjunto exercícios conducentes a uma respiração mais natural e relaxada. Os exercícios eram praticados em sessões antes das aulas, começando com um pequeno exercício de relaxamento e concentração, baseado na respiração livre e profunda, a que se seguiam exercícios que visava exercitar e corrigir a qualidade do fluxo de ar, tornar a inspiração mais breve e a expiração mais longa e contínua, corrigir a postura bocal durante a respiração e desenvolver a consciência da capacidade pulmonar através do acompanhamento da inspiração e expiração com o subir e descer gradual dos braços ao lado do corpo. No final da Intervenção Pedagógica, todos os alunos estavam mais conscientes da importância da respiração para uma melhor execução do instrumento, evidenciavam uma maior atenção à respiração, e respiravam mais relaxadamente durante a performance, o que, em alguns alunos, resultava numa melhoria da performance e qualidade sonora.
The object of this report is the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho held at the Guimarães Conservatory in the academic year 2021/2022, in the recruitment groups M19 (Trombone) and M32 (Ensemble music), wich had the pedagogical intervention focus on improving breathing technique. Although breathing is of major importance in the performance of wind instruments, its systematic study and accordance to the best principles are not always observed. In this context, and having verified excessively muscular and tense breathing during the observation phase, efforts were made to make students aware of correct breathing and to implement a set of exercises conducive to more natural and relaxed breathing. The exercises were practiced in sessions before classes, starting with a small relaxation and concentration exercise, based on free and deep breathing, followed by exercises aimed at exercising and correcting the quality of the air flow, making the inspiration shorter and the exhalation longer and more continuous, correct mouth posture during breathing, and develop awareness of lung capacity by following inhaling and exhaling with the gradual rise and fall of the arms at the side of the body. At the end of the Pedagogical Intervention, all students were more aware of the importance of breathing for a better execution of the instrument, showed greater attention to breathing, and breathed in a more relaxed way during the performance, which, in some students, resulted in an improvement in performance and sound quality.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91326
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao Daniel Miranda Lopes.pdfRelatório de estágio2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID