Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91326
Título: | Uma abordagem natural à respiração na aprendizagem do trombone no Ensino Especializado da Música |
Outro(s) título(s): | A natural approach to breathing in trombone learning in Specialized Music Teaching |
Autor(es): | Lopes, João Daniel Miranda |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes |
Palavras-chave: | Ensino Respiração Cooperação com o corpo humano Abordagem natural Teaching Breathing Cooperation with the human body Natural approach |
Data: | 21-Abr-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório tem como objeto o Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da
Universidade do Minho realizado no Conservatório de Guimarães no ano letivo de 2021/2022,
nos grupos de recrutamento M19 (Trombone) e M32 (Música de Conjunto), cuja intervenção
pedagógica incidiu na melhoria da técnica de respiração.
Embora a respiração seja de importância fulcral na execução de instrumentos de sopro, nem
sempre se observa o seu estudo sistemático e de acordo com os melhores princípios. Nesse
contexto, e tendo-se constatado na fase de observação uma respiração excessivamente musculada
e tensa, procurou-se consciencializar os alunos para uma respiração correta, e implementar um
conjunto exercícios conducentes a uma respiração mais natural e relaxada.
Os exercícios eram praticados em sessões antes das aulas, começando com um pequeno exercício
de relaxamento e concentração, baseado na respiração livre e profunda, a que se seguiam
exercícios que visava exercitar e corrigir a qualidade do fluxo de ar, tornar a inspiração mais breve
e a expiração mais longa e contínua, corrigir a postura bocal durante a respiração e desenvolver a
consciência da capacidade pulmonar através do acompanhamento da inspiração e expiração com
o subir e descer gradual dos braços ao lado do corpo.
No final da Intervenção Pedagógica, todos os alunos estavam mais conscientes da importância da
respiração para uma melhor execução do instrumento, evidenciavam uma maior atenção à
respiração, e respiravam mais relaxadamente durante a performance, o que, em alguns alunos,
resultava numa melhoria da performance e qualidade sonora. The object of this report is the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho held at the Guimarães Conservatory in the academic year 2021/2022, in the recruitment groups M19 (Trombone) and M32 (Ensemble music), wich had the pedagogical intervention focus on improving breathing technique. Although breathing is of major importance in the performance of wind instruments, its systematic study and accordance to the best principles are not always observed. In this context, and having verified excessively muscular and tense breathing during the observation phase, efforts were made to make students aware of correct breathing and to implement a set of exercises conducive to more natural and relaxed breathing. The exercises were practiced in sessions before classes, starting with a small relaxation and concentration exercise, based on free and deep breathing, followed by exercises aimed at exercising and correcting the quality of the air flow, making the inspiration shorter and the exhalation longer and more continuous, correct mouth posture during breathing, and develop awareness of lung capacity by following inhaling and exhaling with the gradual rise and fall of the arms at the side of the body. At the end of the Pedagogical Intervention, all students were more aware of the importance of breathing for a better execution of the instrument, showed greater attention to breathing, and breathed in a more relaxed way during the performance, which, in some students, resulted in an improvement in performance and sound quality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Instrumento) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91326 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joao Daniel Miranda Lopes.pdf | Relatório de estágio | 2,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons