Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91325

TítuloO jazz “trocado em miúdos” - a importância do pensamento e da linguagem criativa da improvisação, nas disciplinas de coro e formação musical, para alunos do ensino artístico especializado da música
Outro(s) título(s)The Jazz "in simple terms" - the importance of creative thinking and language of improvisation in choir and music Education, for specialized artistic music education students
Autor(es)Dias, José Manuel Araújo
Orientador(es)Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Carneiro, Hermano Filipe Gomes
Palavras-chaveCoro
Criatividade
Formação musical
Improvisação
Jazz
Choir
Creativity
Improvisation
Music education
Data8-Dez-2023
Resumo(s)O presente relatório, descreve o estágio realizado no Conservatório de Música de Braga, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, tendo como foco principal a investigação sobre a importância do pensamento e da linguagem criativa da improvisação nas disciplinas de coro e formação musical, para alunos do ensino artístico especializado da música. A questão de investigação central que orientou este trabalho foi: "Qual o impacto da prática da improvisação na performance musical do aluno e a forma como é incentivada e abordada a improvisação na sala de aula, pelo professor?". Através da metodologia de investigação-ação, foram definidos os objetivos de investigação, com os quais se pretendeu analisar de que forma se aborda e se aplica a improvisação na sala de aula; perceber como a improvisação pode ser aplicada na sala de aula e descobrir em que contexto a exploração da improvisação pode fazer mais diferença, trazendo benefícios para o processo de ensino aprendizagem. Os objetivos de intervenção incluíram avaliar o conhecimento dos alunos sobre a improvisação; analisar a sua motivação e resposta à prática de improviso; entender o impacto da improvisação nas competências musicais dos alunos e compreender a formação que é necessária para o fazer. A análise dos dados demonstrou a viabilidade de incluir a improvisação no currículo do ensino especializado da música, enriquecendo o desenvolvimento de competências essenciais, como a criatividade e a expressão musical dos alunos.
The present report describes the internship carried out at the Braga Music Conservatory as part of the Master's program in Music Education, with a primary focus on investigating the importance of creative thinking and language of improvisation in choral and music education for students in specialized art music education. The central research question that guided this work was: "What is the impact of improvisation practice on the musical performance of the student and how is improvisation encouraged and approached in the classroom by the teacher?" Through the action research methodology, research objectives were defined, aiming to analyze how improvisation is addressed and applied in the classroom, understand how improvisation can be implemented in the classroom, and determine in which context the exploration of improvisation can make the most difference, benefiting the teaching and learning process. The intervention objectives included assessing students' knowledge of improvisation, analyzing their motivation and response to improvisation practice, understanding the impact of improvisation on students' musical skills, and comprehending the required training. The data analysis demonstrated the feasibility of incorporating improvisation into the specialized music education curriculum, enhancing the development of essential skills such as creativity and the musical expression of students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Direção Coral e Instrumental)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91325
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Manuel Araujo Dias.pdfRelatório de estágio6,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID