Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91325
Título: | O jazz “trocado em miúdos” - a importância do pensamento e da linguagem criativa da improvisação, nas disciplinas de coro e formação musical, para alunos do ensino artístico especializado da música |
Outro(s) título(s): | The Jazz "in simple terms" - the importance of creative thinking and language of improvisation in choir and music Education, for specialized artistic music education students |
Autor(es): | Dias, José Manuel Araújo |
Orientador(es): | Ruiz, Janete Conceição Soares Costa Carneiro, Hermano Filipe Gomes |
Palavras-chave: | Coro Criatividade Formação musical Improvisação Jazz Choir Creativity Improvisation Music education |
Data: | 8-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório, descreve o estágio realizado no Conservatório de Música de Braga, no
âmbito do Mestrado em Ensino da Música, tendo como foco principal a investigação sobre a
importância do pensamento e da linguagem criativa da improvisação nas disciplinas de coro e
formação musical, para alunos do ensino artístico especializado da música. A questão de investigação
central que orientou este trabalho foi: "Qual o impacto da prática da improvisação na performance
musical do aluno e a forma como é incentivada e abordada a improvisação na sala de aula, pelo
professor?".
Através da metodologia de investigação-ação, foram definidos os objetivos de investigação, com
os quais se pretendeu analisar de que forma se aborda e se aplica a improvisação na sala de aula;
perceber como a improvisação pode ser aplicada na sala de aula e descobrir em que contexto a
exploração da improvisação pode fazer mais diferença, trazendo benefícios para o processo de ensino aprendizagem.
Os objetivos de intervenção incluíram avaliar o conhecimento dos alunos sobre a improvisação;
analisar a sua motivação e resposta à prática de improviso; entender o impacto da improvisação nas
competências musicais dos alunos e compreender a formação que é necessária para o fazer.
A análise dos dados demonstrou a viabilidade de incluir a improvisação no currículo do ensino
especializado da música, enriquecendo o desenvolvimento de competências essenciais, como a
criatividade e a expressão musical dos alunos. The present report describes the internship carried out at the Braga Music Conservatory as part of the Master's program in Music Education, with a primary focus on investigating the importance of creative thinking and language of improvisation in choral and music education for students in specialized art music education. The central research question that guided this work was: "What is the impact of improvisation practice on the musical performance of the student and how is improvisation encouraged and approached in the classroom by the teacher?" Through the action research methodology, research objectives were defined, aiming to analyze how improvisation is addressed and applied in the classroom, understand how improvisation can be implemented in the classroom, and determine in which context the exploration of improvisation can make the most difference, benefiting the teaching and learning process. The intervention objectives included assessing students' knowledge of improvisation, analyzing their motivation and response to improvisation practice, understanding the impact of improvisation on students' musical skills, and comprehending the required training. The data analysis demonstrated the feasibility of incorporating improvisation into the specialized music education curriculum, enhancing the development of essential skills such as creativity and the musical expression of students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização em Direção Coral e Instrumental) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91325 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jose Manuel Araujo Dias.pdf | Relatório de estágio | 6,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons