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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.advisorSério, Anapor
dc.contributor.advisorMeira, Ildapor
dc.contributor.advisorRibeira, José Paulopor
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedropor
dc.contributor.advisorGonçalves, Sóniapor
dc.contributor.authorFerreira, Bruno Miguel Antunespor
dc.date.accessioned2024-05-10T14:32:12Z-
dc.date.available2024-05-10T14:32:12Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.date.submitted2023-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/91321-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música (área de especialização de Ciências Musicais)por
dc.description.abstractO presente Relatório é submetido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e tem como objeto o Estágio realizado no âmbito no ano letivo 2021-2022 no Polo de Ponte de Lima da Academia de Música Fernandes Fão, nos grupos de recrutamento M28–Formação Musical e M30–História da Música. Tendo em conta a familiaridade dos alunos com computadores e smartphones, procurou-se usar estes dispositivos como ferramentas pedagógicas, avaliando, em particular, a receção e impacto das aplicações Socrative e Music Theory na otimização dos processos de ensino-aprendizagem dentro e fora da sala de aula, com vista à promoção da autonomia no estudo e da motivação dos alunos nas disciplinas de Formação Musical e História da Música, respetivamente. As aulas lecionadas na Intervenção Pedagógica tiveram a duração de 90 minutos e incluíram momentos expositivos de lecionação e/ou revisão de conteúdos, bem como um quiz no final de cada conteúdo efetuado nas aplicações Socrative e Music Theory, às quais os alunos tinham acesso através do telemóvel, tablet ou computador. Para a avaliação da intervenção e da eficiência destes métodos como ferramenta de consolidação de aprendizagens foram usados uma entrevista aos professores cooperantes e questionários pré- e pós-intervenção aos alunos participantes na Intervenção Pedagógica. Da análise de resultados verificou-se que, tendo, ou não, conhecimento prévio das aplicações Socrative e Music Theory, os alunos afirmaram que, apesar do nível intermédio de dificuldade dos exercícios, se sentiram mais motivados por empregar mais vezes este método no seu estudo individual, tendo as aplicações melhorado os resultados do estudo individual nestas disciplinas, aumentando o interesse e diminuindo a dificuldade na assimilação dos conteúdos ao longo da intervenção.por
dc.description.abstractThis report refers to the implementation, in the Academia de Música Fernandes Fão, Ponte de Lima, of the Pedagogical Intervention plan entitled "Technological tools for optimizing the teaching-learning of History and Culture of Arts and Music Theory in Specialized Music Education", in the school year 2021- 2022, in recruitment groups M28 - Music Theory and M30 - History of Music In a time period where the new generation of students is already more familiar with computers and smartphones compared to previous generations, and with devices that can now be used with an educational purpose, this Pedagogical Intervention was directed towards the effectiveness of tools for the optimization of the teaching-learning of the intervening students. In particular, it was sought to evaluate the reception and impact of Socrative and Music Theory inside and outside the classroom as a study supplement. In the Pedagogical Intervention, of an investigation action nature, the implementation of these two tools was carried out in various moments of the class and outside the classroom, with a view to promoting study autonomy and student motivation in the disciplines of Musicology. For the evaluation of the intervention, the data collection instruments used were an interview to the cooperating teachers and pre- and post-intervention questionnaires to the students participating in the Pedagogical Intervention, with the subsequent analysis of results showing that students feel more motivated, more interested and have fewer difficulties in general with the help of these tools.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectCiências musicaispor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectFerramentas tecnológicaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectMusicologypor
dc.subjectTeaching-learningpor
dc.subjectTechnological toolspor
dc.subjectTechnologypor
dc.titleFerramentas tecnológicas para a otimização do ensino-aprendizagem de História e Cultura das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Músicapor
dc.title.alternativeTechnological tools for optimizing the teaching-learning of History and Culture of Arts and Music Theory in Specialized Music Educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203586409por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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