Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91316

TítuloEnsino centrado no aluno: a pedagogia pelo interesse como ferramenta motivacional nos alunos de clarinete do ensino básico
Outro(s) título(s)Student centered teaching: pedagogy through interest as a motivational tool for elementary school clarinet students
Autor(es)Filipe, Margarida de Campos
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveMetodologias ativas
Ensino centrado no aluno
Adaptação do ensino
Interesse
Motivação
Aprendizagem musical
Ensino básico
Active methodologies
Student centered teaching
Teaching adaptation
Interest
Motivation
Music learning
Elementary education
Data31-Jan-2023
Resumo(s)O presente relatório, intitulado Ensino centrado no aluno: A pedagogia pelo interesse como ferramenta motivacional nos alunos de clarinete do ensino básico, foi redigido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Pretende refletir em relação à pertinência da aplicação de metodologias de ensino ativas, provenientes da corrente modernista do século XX designada de Escola Nova, considerando o aluno como elemento central do seu processo de aprendizagem. Dada a transversalidade e apropriação da sua aplicação no panorama educativo atual, a idealização do presente projeto, reconhecendo os elementos pressupostos na metodologia de investigação-ação, partiu da adaptação do ensino instrumental considerando a individualidade de cada aluno. Deste modo, a sua concretização foi despontada por meio da conceção, planificação e estruturação de aulas delineadas ao encontro da conciliação de elementos integrantes na identidade do aluno, provenientes da afirmação dos seus gostos e interesses, articulando-os para com o conteúdo traçado para as metas da sua aprendizagem. No decorrer do período destinado à intervenção, foram lecionadas duas aulas a cada aluno, cuja dinâmica educativa se movia em torno da apropriação da metodologia de ensino por meio da articulação de aspetos do contexto pessoal e educativo dos alunos. Numa visão geral, considerando o principal objetivo do projeto o aprimoramento da motivação dos alunos no processo de aprendizagem musical, os resultados obtidos revelaram-se bastante positivos. Não obstante, a brevidade da aplicação da metodologia em causa, permitiu aferir o leve impacto da motivação dos alunos, nomeadamente na otimização da sua postura e comportamento no contexto de sala de aula, reconhecendo assim o possível efeito na continuidade da sua aplicação.
The present report, entitled Student centered teaching: Pedagogy through interest as a motivational tool for elementary school clarinet students, was written within the scope of the Master in Music Teaching at the University of Minho. It intends to reflect on the relevance of the application of active teaching methodologies, from the modernist movement of the 20th century called Escola Nova, whose focus is guided by the affirmation of the centrality of the student, to optimize their learning process. Given the transversality and appropriation of its application in the current educational scenario, the idealization of this project, started from the affirmation of the adaptation of teaching to the student. In this way, its implementation was brought about through the conception, planning, and structuring of classes designed to meet the conciliation of elements that are integral to the student's identity, brought together by the affirmation of their tastes and interests, articulating them with the presuppositions outlined for their learning. During the intervention period, two classes were taught to each student. Educational dynamics revolved around the appropriation of the teaching methodology were develop through the articulation of aspects of the students' personal and educational context. In a general view, considering the main objective of the present project improving the students' motivation in the musical learning process, the results obtained proved to be quite positive. Nevertheless, the brevity of the application of the methodology in question, allowed us to access the slight impact of the students' motivation, namely in the enrich of their posture and behaviour in the context of the classroom, thus recognizing the possible effect on the continuity of its application.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91316
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida de Campos Filipe.pdfRelatório de estágio1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID